O filme "Duna: Parte 2" continua sendo um sucesso absoluto! Neste domingo (31/03), a produção ultrapassou a marca de 600 milhões de dólares arrecadados.
Foto: divulgação / Flipar
Com o resultado da bilheteria, até o momento, o filme já é o sétimo longa-metragem filmado em IMAX com a melhor arrecadação da história.
Foto: Divulgação / Flipar
"Duna: Parte 2" custou aproximadamente 190 milhões de dólares para ser feito.
Foto: divulgação warner media / Flipar
Os números chamam a atenção, já que o primeiro filme arrecadou pouco mais de US$ 400 milhões e custou em torno de US$ 165 milhões.
Foto: Divulgação / Flipar
A trama da continuação segue Paul Atreides (Timothée Chalamet) que, agora ao lado de Chani (Zendaya) e dos Fremen, segue em uma jornada de vingança contra os conspiradores que destruíram sua família.
Foto: divulgação / Flipar
A sequência foi novamente dirigida por Denis Villeneuve, que também comandou os elogiados "Os Suspeitos" (2013), "A Chegada" (2016) e "Blade Runner: 2049" (2017).
Foto: flickr Gage Skidmore / Flipar
O sucesso do filme também chegou ao astro Timothée Chalamet. Segundo a Variety, depois de estrelar "Duna: Parte 2" e "Wonka" -- dois sucessos de bilheteria --, o ator deve ganhar um bom aumento de salário em Hollywood. Os valores não foram divulgados.
Foto: divulgação / Flipar
Além de Chalamet e Zendaya, "Duna: Parte 2" conta com os retornos de Rebecca Ferguson (foto), Dave Bautista, Javier Bardem e Josh Brolin no elenco.
Foto: Divulgação / Flipar
Entre as caras novas estão Florence Pugh (foto), Christopher Walken, Léa Seydoux e Tim Blake Nelson.
Foto: divulgação / Flipar
Desde que foi publicado pela primeira vez em 1965, o livro Duna vendeu mais de 22 milhões de cópias em todo o mundo, sendo considerado uma das obras mais importantes da ficção científica de todos os tempos.
Foto: reprodução instagram @editoraaleph / Flipar
Escrito por Frank Herbert, o livro conta a história de Paul Atreides e sua família no planeta Arrakis a partir de uma abordagem mais humanista e política.
Foto: divulgação / Flipar
Uma das razões para o sucesso do livro na época foi por discutir profundamente temas como imperialismo, fanatismo religioso e ecologia, o que trouxe grandes mudanças para o gênero.
Foto: divulgação / Flipar
A forma com que Frank Herbert conta a história do livro é responsável por popularizar muitas ideias que depois vieram a se tornar comuns na ficção científica.
Foto: Uli Kaiser/Wikimedia Commons / Flipar
Duna inspirou muitos outros autores de ficção científica, como Ursula K. Le Guin (foto), William Gibson e Dan Simmons.
Foto: flickr K. Kendall / Flipar
Antes do reboot de 2021, o livro havia sido adaptado para o cinema em 1984, pelo diretor David Lynch.
Foto: reprodução / Flipar
Na época, a adaptação desapontou os fãs do livro e recebeu muitas críticas por sua aparência estranha, narrativa apressada e mudanças significativas em relação ao material original.
Foto: reprodução / Flipar
Em 2003, foi lançada minissérie "Os Filhos de Duna", estrelada por James McAvoy ("X-Men: Primeira Classe"), na época ainda pouco conhecido.
Foto: reprodução / Flipar
Duna também foi adaptado para vários jogos de tabuleiro, videogames e RPGs.
Foto: Divulgação/Funcom / Flipar
O primeiro filme de Denis Villeneuve recebeu 10 indicações ao Oscar, tendo vencido cinco: Melhor Som, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Design de Produção, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Edição.
Foto: Divulgação / Flipar
Frank Herbert chegou a escrever seis sequências para Duna, que foram publicadas após sua morte em 1986. Agora, a expectativa fica pela sequência do segundo filme de Villeneuve.