É um dos 10 melhores filmes de guerra para se ver na vida: 54 anos após seu lançamento, ele continua sendo um monumento indiscutível
Uma obra-prima com um deslumbrante George C. Scott, que nele encontrou o papel de sua vida, Patton continua sendo um marco indiscutível mais de 50 anos após seu lançamento.
"Os americanos adoram um vencedor. Não gostamos de perdedores. Os americanos lutam para vencer, custe o que custar, e nunca pagaremos o suficiente para continuarmos sendo homens livres. Não importa o que aconteça. É por isso que os americanos nunca perderam uma guerra. E é por isso que nunca perderão. Simplesmente porque a ideia de perder é intolerável para os americanos. [...]
Assine Amazon Prime e os primeiros 30 dias são pagos pelo Terra
Cá entre nós, posso lhe garantir que realmente sinto pena dos filhos da p* com quem vamos lutar. É verdade, eu acho isso triste! Não vamos apenas atirar nos pequenos bastardos! Também vamos arrancar as tripas dos estômagos deles, para que vocês possam lubrificar os trilhos dos tanques! Temos que mostrar a esses bastardos boches do que somos feitos! Sem piedade!".
Embora esse trecho de diálogo - um monólogo, nesse caso - não evoque necessariamente memórias específicas no público em geral, ele deve logicamente reacender o fogo sagrado nos cinéfilos mais exigentes: o discurso de abertura de Patton - Rebelde ou Herói? - interpretado por um fabuloso George C. Scott, que encontrou o papel de sua vida na obra-prima de Franklin J. Schaffner - é absolutamente magistral. Assim como a escolha ousada de abrir o filme com essas falas, no exato momento em que os Estados Unidos estão atolados em uma guerra do Vietnã sem esperança.
Um diretor muito sólido, cuja filmografia é, infelizm…
Um dos filmes de ficção científica mais esperados do ano chegará muito antes do previsto
Para ver no streaming: Este emocionante filme de guerra foi premiado, com toda razão, com 6 Oscars