Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

É um dos melhores filmes da história, mas foi completamente ofuscado por Star Wars: O Império Contra-Ataca

Considerado uma obra-prima do terror, o filme arrecadou apenas 44 milhões de dólares, em comparação com os 209 milhões da quinta aventura de Star Wars.

16 nov 2023 - 01h28
Compartilhar
Exibir comentários

Já sabemos: o dinheiro que um filme ganha quando é lançado nos cinemas não está relacionado com a forma como ele ficará na história. Há filmes que não corresponderam às expectativas, mas se tornaram obras-primas ou clássicos cult. Há muitos fatores que entram em jogo quando um filme é lançado: críticas, marketing e, às vezes, há outras produções na telona que os ofuscam.

Foto: Warner Bros. / Adoro Cinema

Foi o que aconteceu com um dos melhores filmes da história. Ele chegou aos cinemas dos EUA na mesma semana que Star Wars: O Império Contra-Ataca. Enquanto a aventura de guerra nas estrelas arrecadou 209 milhões de dólares, o outro arrecadou apenas 44 milhões.

Estamos falando de O Iluminado, a adaptação de Stanley Kubrick do romance homônimo de Stephen King. Estrelado por Jack Nicholson e Shelley Duvall, o filme entrou para a história como uma obra-prima. Mas, é claro, não é qualquer um que pode competir com Star Wars e sair por cima.

No entanto, se analisarmos apenas os números de O Iluminado, o filme foi um sucesso de bilheteria. Ele teve um orçamento de 19 milhões de dólares e arrecadou 44 milhões, ou seja, foi um projeto lucrativo, pois arrecadou mais do que o dobro do que custou.

Além disso, ele ganhou esse dinheiro com uma classificação R (apenas para adultos), o que restringe sua audiência. Star Wars, por outro lado, recebeu uma classificação PG (com supervisão dos pais), portanto, seu público era muito mais amplo.

Foto: Adoro Cinema

Leia o artigo em AdoroCinema

"Fiquei realmente decepcionado": O motivo que fez Stephen King odiar O Iluminado de Stanley Kubrick

A vez em que Stanley Kubrick agradeceu a um brasileiro por não estragar sua obra-prima: "Tive sorte"

Imperdível no streaming: A incrível sequência do maior filme de terror de todos os tempos

Aprovada? Esta é uma das poucas adaptações cinematográficas de Stephen King que o escritor adora

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade