'Ele era duro como um poste e feio como piolho': as palavras que atingiram Van Damme antes da fama
Não ficou claro para seu professor de caratê quando ele o recebeu em seu tatame, mas ele se tornaria um dos maiores astros de ação do mundo.
Com mais de 60 filmes em seu currículo, seria estranho se, como fã de ação, você não tivesse se deparado com Jean-Claude Van Damme em algum momento. O ator belga é um dos heróis americanos por excelência da década de 1990, e seu nome não fica atrás de grandes como Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger. Além de sua proeza física e de sua capacidade de realizar danças memoráveis, outra das características mais notórias de Van Damme sempre foi sua grande flexibilidade.
Como conta a história do documentário Coup sur coup, do canal Arte francês, nem sempre foi assim. Com apenas 12 anos, o ator era muito jovem quando seu pai o mandou para um professor de caratê "para deixá-lo mais afiado". Claude Goetz, o professor, decidiu mantê-lo devido ao seu potencial, mas não ficou muito impressionado no início:
"Ele era duro como um poste, míope como uma toupeira, feio como um piolho".
Professor Claude Goetz sobre o potencial de Van Damme.
Uma vida dedicada ao seu físico e à sua carreira
Seu físico era tudo o que Van Damme conhecia. O jovem também teve aulas de balé durante quatro anos.
"O balé é uma arte, mas também um dos esportes mais difíceis. Se você consegue sobreviver ao treinamento de balé, consegue sobreviver ao treinamento de qualquer outro esporte". Mas o caratê continuou sendo sua prioridade, e seu professor estava certo em ver seu potencial. Ele competiu inúmeras vezes na equipe nacional, vencendo 44 vezes e perdendo apenas duas. A relação entre os dois se tornou tão próxima…
O Último Mercenário na Netflix: Conheça o novo filme de ação com Jean-Claude Van Damme