‘Emilia Pérez’: centenas de pessoas exigem reembolso após assistirem ao filme no México
Uma rede de cinema tem uma política de reembolso caso o filme não ‘atenda às expectativas’ do espectador; entenda
O filme Emilia Pérez, principal rival do longa brasileiro Ainda Estou Aqui no Oscar e que está envolvido em várias polêmicas, foi lançado no México há uma semana. E esse tempo foi o suficiente para que centenas de pessoas tenham exigido o reembolso do ingresso em uma rede de cinema que tem uma política do tipo. As informações são do jornal argentino La Nacion.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Emilia Pérez é um filme ambientado no México. No entanto, na realidade, teve grande parte das cenas gravadas na França e não conta com um elenco da região. O cineasta Jacques Audiard, que dirige o longa, é francês, e admitiu em declarações não conhecer a cultura mexicana. A história do filme, que tem como protagonista uma mulher trans, também é criticada por banalizar questões como a transição de gênero. Tudo isso não agradou muitos mexicanos.
O filme foi reconhecido pelo “selo de garantia” da rede Cinépolis, que significa que é um filme recomendado pelo cinema. Por conta disso, os espectadores podem solicitar uma compensação caso o filme não “atenda às suas expectativas de satisfação”, como apurado pelo Terra no portal mexicano da empresa.
A garantia cobre o valor do ingresso, sem considerar despesas adicionais como alimentação, bebidas e transporte. O reembolso é válido se solicitado dentro de 30 minutos a contar do início do filme. Quem quiser dar entrada no procedimento, tem que apresentar seu ingresso no cinema, reivindicar a garantia e preencher um formulário.
Se aprovada, a compensação pode ser um ingresso grátis para outro filme ou, então, o reembolso do valor do bilhete pago.