Emilia Perez: Conheça o filme carregado de troféus e polêmicas que tirou o Globo de Ouro do Brasil
O representante da França venceu 4 troféus, incluindo o de Melhor Filme em Língua Não Inglesa
Ontem à noite a temporada de premiações ficou em clima de Copa do Mundo com a vitória espetacular de Fernanda Torres no Globo de Ouro. Ainda assim o evento ficou com um gosto agridoce, já que, mais cedo no evento, Ainda Estou Aqui perdeu o troféu de Melhor Filme em Língua Não-inglesa.
Quem levou a melhor foi Emilia Pérez, o representante da França na categoria e um dos favoritos na corrida pelo Oscar 2025. O longa-metragem de Jacques Audiard se consagrou como o grande vencedor da noite ao conquistar quatro prêmios: Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Filme em Língua Não-inglesa, Melhor Canção Original para "El Mal" e Melhor Atriz Coadjuvante em Longa-Metragem de Comédia ou Musical para Zoe Saldaña.
Além dos Golden Globes, o musical foi premiado duplamente no Festival Internacional de Cinema de Cannes 2024. Acquiard levou o Prêmio do Júri e o quarteto de protagonistas - Karla Sofía Gascón, Selena Gomez, Zoe Saldaña e Adriana Paz - ganharam o troféu de Melhor Atriz em conjunto.
Apesar das láureas, o público, a imprensa especializada e membros da indústria cinematográfica rejeitaram o filme. As críticas giram em torno, em sua maioria, do reforço de estereótipos de minorias étnicas e de gênero, além do fato de se tratar de uma produção francesa, com um elenco e produção majoritariamente estadunidense e europeus e filmado na França, apesar de se passar no México.