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Entre o brilhante e o ridículo, Luc Besson escapa da chatice do cinema atual em 'Dogman'; leia crítica

Cineasta francês abraça de vez o 'camp', com um personagem absolutamente absurdo, mas que convence o público em sua relação com cães. É o primeiro filme de Besson após ser inocentado de uma acusação de estupro

3 jan 2024 - 14h40
(atualizado às 15h06)
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Caleb Landry Jones estrela 'Dogman', filme do cineasta Luc Besson CRÉDITO: Shanna Besson/EuroCopa/Divulgação
Caleb Landry Jones estrela 'Dogman', filme do cineasta Luc Besson CRÉDITO: Shanna Besson/EuroCopa/Divulgação
Foto: Shanna Besson/EuroCopa/Divulgação / Estadão

Ainda que tenha filmes mais sóbrios como roteirista, o cineasta Luc Besson gosta de dirigir o ridículo. O absurdo. O inacreditável. Já contou a história de uma garotinha fascinada por um assassino ("O Profissional"), a mulher com seu cérebro poderoso que vira um pendrive ("Lucy"), as aberrações visuais divertidíssimas de "O Quinto Elemento". Agora, ele sobe mais um degrau no camp com "Dogman", filme que estreia nesta quinta-feira, 4.

Dirigido e roteirizado por Besson, que faz seu primeiro filme após ser inocentado de uma acusação de estupro, "Dogman" conta a história de Douglas (Caleb Landry Jones), rapaz que nunca teve amigos e foi constantemente maltratado por seu pai e pelo irmão mais velho. A única companhia que encontrou foi a dos cachorros que seu pai criava e, depois, passaram a ser de propriedade do rapaz - que, vítima de violência, tem severas dificuldades de andar.

Nesse contexto, Besson segue por duas linhas de roteiro. De um lado, há o drama profundamente humano de Douglas. Afinal, ele é um rapaz absolutamente incompreendido. É cadeirante, solitário e drag queen. Ninguém nunca o compreendeu (a não ser uma garota do orfanato) ou tentou se aproximar amigavelmente desse protagonista tão inconstante. A vida com os cachorros o transformou em uma pessoa à parte da sociedade.

Cena de 'Dogman', filme do cineasta Luc Besson, que não tem medo do ridículo
Cena de 'Dogman', filme do cineasta Luc Besson, que não tem medo do ridículo
Foto: EuroCopa/Divulgação / Estadão

De outro lado, enquanto investiga e se aprofunda nesse personagem, Besson também brinca com as consequências disso no mundo real, lembrando até um pouco a violência suja e urbana do brasileiro "Mundo Cão". Douglas não apenas adestra seus animais. A sensação que fica, em cena, é que ele consegue se comunicar diretamente com os cães. Pede um saco de farinha e o cachorro, logo em seguida, entrega na mão do protagonista.

É ridículo, tosco e brega. Lembra um filme da Sessão da Tarde qualquer com cachorros inteligentes e que, em última instância, até conseguem falar. Aqui, os cachorros de Douglas não articulam palavras, mas fazem o inacreditável. Um espectador desavisado pode achar que o filme está rindo da sua cara --e talvez Besson realmente esteja rindo da cara do público--, mas essa é a essência do cinema. Entre o drama humano e o ridículo.

Novo filme de Luc Besson, 'Dogman' retrata personagem incompreendido
Novo filme de Luc Besson, 'Dogman' retrata personagem incompreendido
Foto: EuroCopa/Divulgação / Estadão

Um filme sem medo

Afinal, o francês gosta de examinar o absurdo do ser humano. Oras, quem acha que "Busca Implacável", escrito por Besson, é um filme fincado na realidade? A seriedade de Liam Neeson pode até aplicar realismo, mas ela é absurda. Assim como quase todos os seus filmes.

Besson analisa o mundo, pensa em extremos e, logo depois, mistura isso em um espetáculo colorido e inacreditável. Ele usa o cinema para esgarçar limites, por mais toscos que sejam, e se divertir com isso - explorando o que há em cada um de nós.

"Dogman", a partir desse personagem que, por vezes, flerta com a personalidade do Coringa, analisa a relação dos homens com os cachorros. Sem nunca fazer julgamentos de seus personagens, cria uma ópera-bufa que escapa da chatice que é o cinema de hoje em dia.

Não é um filme para todos, já que muitos podem se sentir ofendidos pela falta de seriedade na trama. Aqueles que conseguem embarcar na aventura, porém, vão encontrar um caldeirão típico de Besson, em seu filme mais inventivo desde "Lucy", enfim.

Estadão
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