Esta minissérie imprescindível do Disney+ é baseada em fatos reais: Uma fascinante exploração da complexidade do conflito da Irlanda do Norte
Nove episódios que exploram a vida de dois jovens membros do IRA.
Há duas cenas, logo no início de Não Diga Nada (Say Nothing), que são bastante reveladoras mesmo sem saber totalmente do que se trata a minissérie do Disney+ (e FX). Na primeira, uma mãe de dez filhos (Judith Roddy) é sequestrada na frente de sua família; na segunda, uma mulher ruiva (Maxine Peake) se posiciona diante de um microfone como a anônima "participante H" para contar sua vida e atos. O silêncio reina.
Embora a identidade da sequestrada não seja revelada neste início, a da confidente é revelada como Dolours Price, que foi durante anos membro do IRA Provisório junto com sua irmã Marian e que decide contar a verdade sobre o envolvimento de ambas... e de outros, nos atos da organização paramilitar irlandesa.
Dessa forma, Lola Petticrew e Hazel Doupe dão vida a essas duas irmãs, nascidas e criadas no seio de uma família republicana membro do IRA. Embora no início, como relata a série, se mostrem como pacifistas, logo começam a se envolver... e se tornar membros plenos da organização terrorista durante o período que durou The Troubles, o conflito norte-irlandês que abrangeu três décadas no final do século XX.
Procurando problemas
Baseada no livro de Patrick Radden Keefe, a minissérie coloca no centro essas duas irmãs, que seguimos ao longo dos anos enquanto fazem contrabando de armas, fazem desaparecer supostos traidores (alguns simplesmente por falar demais), planejam e executam o atentado de Old Bailey em 1973, a refundação do Sinn Féin e, tam…