Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mariana Ximenes estrela em 'Prova de Coragem'

4 mai 2016 - 16h26
(atualizado às 18h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Concorrente da competição principal do Festival de Brasília 2015, o drama Prova de Coragem, de Roberto Gervitz, partiu do romance “Mãos de Cavalo”, de Daniel Galera, transformando bastante a história para tornar-se uma discussão sobre a crise pessoal de um homem maduro, o médico Hermano (Armando Babaioff).

Extremamente bem-produzido do ponto de vista técnico (direção de arte, fotografia, som, montagem), o filme não mantém o mesmo equilíbrio na composição dos dilemas centrais do protagonista, especialmente no que se desenha como uma grande culpa do passado, envolvendo omissões na morte de um amigo.

Foto: AgNews

Nesses flashbacks de sua vida adolescente, no entanto, o filme tem uma energia diferente e flui melhor. Na vida adulta de Hermano é que a tensão dramática não se afirma com tanta força, inclusive em sua crise amorosa com a companheira que decide engravidar de forma um tanto intempestiva, a artista plástica Adri (Mariana Ximenes).

Esta que é a principal personagem feminina, aliás, é bastante problemática, mostrando-se uma figura agressiva, negativa de um modo quase maniqueísta e, o que é pior, interpretada sempre acima do tom. Isto abala um bocado a necessária “química de casal”, que não se manifesta a contento, nem mesmo antes dos momentos de ruptura.

Os conflitos básicos da história não se desenham da melhor forma, dificultando o envolvimento emocional de quem assiste. Também fica difícil compartilhar o dilema de Hermano, que decide deixar para trás a ex-companheira grávida, mesmo diante de uma gravidez de risco, para participar de uma viagem de escalada com um amigo que o coloca diante de diversos outros riscos.

Afinal, Hermano é inexperiente em alpinismo e sente vertigens nos treinamentos. A contradição, que é sempre um fator atraente na ficção – e na vida - poderia ser mais convincente e isso é o que o filme não consegue.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade