Fernanda Torres conquista Globo de Ouro e celebra como uma “Mega-Sena acumulada”
Atriz celebra vitória histórica no Globo de Ouro com papel em filme de Walter Salles e relembra legado da mãe, Fernanda Montenegro
Fernanda Torres fez história no último domingo, 5, ao vencer o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama pelo filme Ainda Estou Aqui. Em uma conquista marcada por emoção e simbolismo, a atriz comparou o prêmio a "uma Mega-Sena acumulada", mencionando o sentimento de revanche de muitos brasileiros pela derrota de sua mãe, Fernanda Montenegro, nas premiações internacionais de 1999.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Teve a onda da minha mãe. As pessoas tinham um negócio da revanche e da injustiça. E aí, saiu agora. É o meu momento jogador de futebol, vou aproveitar”, afirmou Torres em entrevista após a cerimônia.
Durante sua participação no programa Estúdio i, a atriz revelou que não acreditava em sua vitória devido à barreira do idioma. “Eu pensava: ‘Eu não tenho a menor chance aqui, falando português, é algo super americano’. Eu estava relaxada. Aí vi a Viola [Davis] falar meu nome, eu não acreditava. Fui andando até o palco e vi as pessoas, atores e atrizes que eu admiro muito, aplaudindo”, contou.
No discurso de vitória, Fernanda descreveu a sensação de estar em uma “realidade paralela”. “Na hora, eu tive uma sensação de estar vivendo uma realidade paralela, de que eu estava em Marte. Eu fui andando no corredor e fui vendo aquelas pessoas que vi a vida inteira no cinema. [...] E aí, tive que fazer um discurso que nem eu via desde pequena as pessoas fazendo em inglês.”
Fernanda venceu concorrentes de peso como Nicole Kidman (Babygirl), Angelina Jolie (Maria Callas), Kate Winslet (Lee), Tilda Swinton (O Quarto ao Lado) e Pamela Anderson (The Last Showgirl). Ela destacou a recepção calorosa das colegas indicadas: “Elas ficaram muito felizes, foi uma coisa bonita. Na caminhada que eu dei, tinha a Tilda, a Kate e a Nicole, e elas ficaram muito felizes. Elas ficaram muito agradecidas porque é um tipo de filme que elas querem fazer, papéis que elas têm interesse em fazer.”
Apesar da vitória internacional, Fernanda deixou claro que sua base continuará sendo o Brasil. “Eu não separo carreira internacional de carreira nacional. Se tiver uma coisa legal para fazer, com um diretor bacana, e se eu der conta, vou amar. Mas a minha base é o Brasil. Eu não tenho nem mais idade para ir a Los Angeles tentar minha vida com esse corpinho de 59 anos.”
O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, revive a história de Eunice Paiva, advogada e mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello. A obra aborda a busca incansável de Eunice pela verdade sobre o desaparecimento de seu marido durante a ditadura militar no Brasil.
A conquista de Fernanda marca a primeira vitória brasileira no Globo de Ouro desde 1999, quando Central do Brasil venceu na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Naquele ano, Fernanda Montenegro foi derrotada por Cate Blanchett em Elizabeth.