Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fernanda Torres se desculpa por esquete com 'blackface': 'Sinto muito por isso'

Esquete fazia parte da série Sexo Oposto', exibida no 'Fantástico', há quase duas décadas

27 jan 2025 - 19h37
(atualizado às 22h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Fernanda Torres em "Ainda Estou Aqui"
Fernanda Torres em "Ainda Estou Aqui"
Foto: Reprodução/Globoplay

Fernanda Torres se desculpou após ter feito blackface em um esquete que foi ao ar em 2008, no dominical Fantástico, da TV Globo. O pedido, publicado com exclusividade pela revista norte-americana Deadline, veio após as imagens terem sido resgatadas por internautas e começarem a viralizar nas redes sociais.

“Quase 20 anos atrás, apareci de blackface em um esquete de comédia de um programa de TV brasileiro”, disse Fernanda na declaração. “Sinto muito por isso. Estou fazendo esta declaração porque é importante para mim abordar isso rapidamente para evitar mais dor e confusão”. 

No quadro onde o esquete aparece, Fernanda Torres e Evandro Mesquita interpretaram dezenas de personagens, de figuras fictícias anônimas, célebres ou históricas, e usavam a atuação para abordar, de forma divertida, as diferenças entre homens e mulheres. Ele foi ao ar de 30 de março a 11 de maio de 2008. 

No esquete em questão, Fernanda aparece como dois personagens: Solange, uma dona de casa, e Dalva, uma empregada doméstica. Para viver o papel da funcionária, pintaram o tom de pele, prática reconhecida como blackface

O blackface é uma prática que surgiu em meados do século 19 e consiste em se caracterizar como uma pessoa negra, no entanto, com estereótipos negativos e exagerados no intuito de ridicularizar e reforçar o racismo. 

Fernanda Torres fez prática conhecida como 'blackface' em esquete do 'Fantástico', em 2008
Fernanda Torres fez prática conhecida como 'blackface' em esquete do 'Fantástico', em 2008
Foto: Reprodução/Twitter / Estadão

No comunicado à revista, Fernanda pontua que, na época, a conscientização da história racista e do simbolismo do blackface ainda não havia entrado na consciência pública dominante no Brasil. “Graças a uma melhor compreensão cultural e a conquistas importantes, mas incompletas, neste século, está muito claro agora em nosso País e em todos os lugares que o blackface nunca é aceitável”, afirmou. 

“Esta é uma conversa importante que devemos continuar a ter uns com os outros para evitar a normalização de práticas racistas de antes e de agora. Como artista e cidadã global, e de coração aberto, permaneço atenta e comprometida com a busca de mudanças vitais necessárias para viver em um mundo livre de desigualdade e racismo”, finalizou.

Nas redes sociais, internautas e fãs de Fernanda saíram em defesa da atriz e afirmaram que a cena polêmica só voltou à tona no intuito de prejudicar as chances no Oscar. No entanto, na matéria, o Deadline explica que “protege filmes e artistas em meio a disputas por prêmios quando coisas do passado vêm à tona”. 

“É por isso que achamos melhor permitir que Fernanda fale sua verdade e saia na frente disso. O clipe do Fantástico, produzido pela Globo, não tem nada a ver com a elogiada atuação de Torres em um filme lançado pela Sony Pictures Classics que também é indicado para Melhor Filme e Melhor Filme Internacional”, justificou a revista. 

Entenda de vez porque blackface é racista Entenda de vez porque blackface é racista

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade