Festival de Berlim 2025: Filme brasileiro com Rodrigo Santoro disputa o Urso de Ouro; veja a lista completa
O Último Azul, novo filme de Gabriel Mascaro estrelado por Rodrigo Santoro, foi selecionado na 75ª edição do Festival de Berlim.
A seleção oficial do Festival de Berlim 2025 foi revelada nesta terça-feira (21) e o Brasil está representado na competição principal do festival pelo Urso de Ouro com O Último Azul, novo filme de Gabriel Mascaro, diretor de Boi Neon e Divino Amor.
O filme estrelado por Rodrigo Santoro, Denise Weinberg, Miriam Socarrás e Adanilo faz sua estreia no prestigiado festival. Ele concorre ao Urso de Ouro com outros destaques, incluindo o novo filme de Richard Linklater, Blue Moon, estrelado por Margaret Qualley e Ethan Hawke, e de Michel Franco, Dreams, com Jessica Chastain. O diretor Todd Haynes, responsável por Carol, é o presidente do Júri.
O Brasil já conquistou o Urso de Ouro no Festival de Berlim com Central do Brasil e Tropa de Elite. "Só o fato de O Último Azul ter sido selecionado para a principal sessão da Berlinale já é uma grande vitória para o cinema brasileiro. Estou muito honrado em saber que nosso filme vai competir pelo Urso de Ouro, mas o prêmio maior já ganhamos, que é ver a cultura brasileira pujante novamente", disse Gabriel Mascaro em um comunicado.
O novo filme de Anna Muylaert, de Que Horas Ela Volta?, A Melhor Mãe do Mundo, foi selecionado fora da competição no Festival de Berlim, enquanto outros filmes brasileiros estão na programação, como A Natureza das Coisas Invisíveis, de Rafaela Camelo, e Ato Noturno, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher.
A 75ª edição do Festival de Berlim acontece entre 1…
Artigo original publicado em AdoroCinema
Festival de Berlim 2024: Lista de vencedores tem ator da Marvel e prêmio para filme brasileiro