Festival de Berlim abre com Wong Kar Wai presidindo o júri
Desde 1951, Berlim assume o posto de capital mundial do cinema durante o mês de fevereiro, quando acontece o o Festival de Cinema de Berlim. Apesar da neve, cineastas e estrelas de diferentes vertentes da sétima arte – desde os hollywoodianos até os mais alternativos – reúnem-se para divulgar seus novos trabalhos, discutir e apreciar filmes durante 11 dias. Nesta quinta-feira (7), nomes como Jane Fonda, Win Wenders, Isabella Rossellini, Joseph Gordon-Levitt, David Kross e Nina Hoss desfilaram pelo tapete vermelho para prestigiar a cerimônia de abertura, sem se importar com o frio.
Este ano, o júri da competição principal é comandado pelo diretor e roteirista chinês Wong Kar Wai, que ao lado de membros dos Estados Unidos (Tim Hobbins e Ellen Kuras), Irã (Shirin Neshat), Alemanha (Andreas Dresden), Dinamarca (Susanne Bier) e Grécia (Athina Rachel Tsangari) decidirá quem levará o Urso de Ouro, prêmio mais importante do festival.
“Eu acredito que eu e meus colegas estamos muito bem preparados. Não queremos julgar os filmes, mas demonstrar nosso amor por eles. Decidir por um só será muito difícil, pois muitos dos filmes participantes foram produzidos por excelentes cineastas. Escolher um não vai ser fácil, mas para o júri será uma semana muito divertida. O público de Berlim é muito especial. A cidade é o melhor lugar para se fazer um festival”, declarou Wai momentos antes de entrar no teatro do Berlinale Palast.
A cerimônia de abertura, tradicionalmente, foi comandada pela atriz e comediante alemã Anke Engelke, que apresentou alguns dos filmes participantes e cumprimentou celebridades presentes no evento, como a atriz Jane Fonda. Apesar do tom informal, a cerimônia não deixou de levantar questões políticas, como os conflitos na Síria e no Mali. As críticas à repressão cultural no Irã, um dos principais temas da Belinale em 2011, em função da ausência do diretor Jafar Panahi, continuam atuais: nesta edição, apesar da participação de seu novo longa, Closer Curtain, na competição principal, a presença do diretor iraniano ainda é incerta. Panahi foi condenado a seis anos de prisão e proibido de exercer sua profissão por 20 anos pelo governo de Mahmoud Ahmadinejad, em 2010.
A diversidade cultural e temática da Berlinale também contará com um toque brasileiro. O destaque da participação do Brasil no festival volta-se para Flores Raras, de Bruno Barreto. O filme participa da mostra Panorama, uma das mais importantes do festival. O elenco é composto por Glória Pires, Miranda Otto e Tracy Middendorf.
Até o dia 17, mais de 400 filmes serão exibidos para um público de 30 mil pessoas, número que garante a Berlinale o título de maior festival de cinema do mundo. Os vencedores das diversas mostras e da competição principal serão divulgados no dia 16.
Kung Fu dá pontapé inicial
O drama de artes marciais The Grandmaster, do diretor Wong Kar Wai, de Hong Kong, passado na China na era da invasão japonesa nos anos 1930, foi o primeiro filme a ser apresentado no festival. Estrelado por Tony Leung Chiu Wai como o mestre do kung fu Ip Man, e Zhang Ziyi como seu adversário e amigo Gong Er, o filme fortemente estilizado é uma história de honra, princípios, traição e amor proibido em uma época tumultuada.
Wong disse que estava determinado em ir além da superfície das artes marciais de uma maneira que a maioria dos filmes no gênero não costumava fazer. "Grandmaster é um filme sobre kung fu. Conta mais do que a habilidade", ele disse a repórteres depois de uma cabine para a imprensa e antes da noite de gala de abertura.
"Conta mais sobre essas pessoas, sobre os artistas da luta, o mundo das artes marciais. Qual é o código de honra deles? Qual é o valor deles? Qual é a filosofia deles? Espero que esse filme possa levar para a plateia uma nova perspectiva sobre as artes marciais, sobre o kung fu e também sobre os chineses", acrescentou, usando seus óculos escuros que são sua marca registrada e falando em inglês.
A ideia para The Grandmaster foi anunciada há mais de uma década e levou quatro anos para ser realizada pelo cineasta, e envolveu treinamento rigoroso para Leung e Zhang, que modificou profundamente ambos os atores.
O personagem de Leung, que domina a primeira parte do filme, baseia-se em um mestre real do mesmo nome, que desenvolveu a escola de artes marciais Wing Chun, que contou com Bruce Lee entre seus alunos.
O personagem de Gong Er assume gradualmente um papel central, e seu desejo reprimido por Ip Man traz à tona o domínio de Wong da melancolia, que ele demonstrou de forma tão memorável em seu filme mais conhecido até hoje, Amor à Flor da Pele, que também conta com Leung no elenco.
Na competição principal dos 19 filmes candidatos a prêmios está Promised Land, sobre a polêmica técnica de extração de gás conhecida como "fracking", que tem Matt Damon no elenco, dirigida por Gus Van Sant.
Side Effects de Steven Soderbergh é em parte uma crítica da indústria farmacêutica e traz Law, Channing Tatum e Catherine Zeta-Jones no elenco.
Fora da competição estão a animação em 3D pré-histórica Os Croods, com as vozes de Cage e Ryan Reynolds, e Dark Blood, que River Phoenix estava filmando quando morreu aos 23 anos em 1993.
Com informações da Reuters