Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Festival de Cinema de Berlim terá 404 filmes; veja números

6 fev 2013 - 12h43
(atualizado às 13h16)
Compartilhar
Exibir comentários
'Gold', do diretor Thomas Arslan, é o único filme alemão na mostra competitiva do Berlinale
'Gold', do diretor Thomas Arslan, é o único filme alemão na mostra competitiva do Berlinale
Foto: Reprodução

Um pouco de estatística ajuda a se orientar melhor no megaevento cinematográfico da capital alemã: números, dados e fatos sobre a Berlinale 2013, reunidos de forma compacta.

Quantos filmes serão exibidos, quantas salas de exibição participam, quais países têm mais concorrentes, quantos representantes da imprensa e do setor cinematográfico estarão presentes? A 63ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim em números, dados, fatos, recordes e inéditos.

O programa

Do catálogo da Berlinale deste ano constam 404 filmes de 70 países, a maioria em sua estreia mundial ou na Europa. São produções de todos os gêneros, durações e formatos, exibidas em mais de mil sessões, nas diversas mostras que compõem o evento.

Mostra competitiva

Este ano, 19 produções concorrem aos Ursos de Ouro e de Prata. A participação mais forte é dos Estados Unidos e da França, cada qual com seis filmes. A Alemanha só tem um candidato: o épico de emigrantes Gold, de Thomas Arslan, com Nina Hoss no papel principal.

Astros e estrelas

Hollywood promete enviar a Berlim Matt Damon, Nicolas Cage, Jude Law, Anne Hathaway e Jeremy Irons, entre outros. Da França vêm Catherine Deneuve, Isabelle Huppert e Juliette Binoche. Anita Ekberg, ícone do cinema desde sua participação em La dolce vita (1960), de Federico Fellini, também estará presente. Assim como Jane Fonda e Isabella Rossellini ou os alemães Martina Gedeck, Uwe Ochsenknecht e Til Schweiger. Também está anunciada a presença de cineastas de gabarito, como Steven Soderbergh, Michael Winterbottom e Ken Loach.

Júris

Ao todo, cerca de 50 júris decidem sobre as premiações durante a Berlinale. O principal, presidido pelo diretor chinês Wong Kar Wai, é responsável pela atribuição dos Ursos de Ouro e de Prata.

O mais curto

Remanence I – (Lost, lost, lost, lost) mal dura dois minutos. Apresentado na seção 'Forum Expanded', o filme mostra, sem palavras, antigos vestígios de magnetização em materiais desmagnetizados.

O mais longo

Shoah, a monumental obra-prima do documentarista francês Claude Lanzmann sobre o extermínio dos judeus europeus pelo regime nazista, dura 506 minutos, ou mais de nove horas. O filme que fez furor na Berlinale de 1986 será exibido pela primeira vez em versão restaurada e digitalizada. Em 14 de fevereiro, Lanzmann recebe o Urso de Ouro de Honra, pelo conjunto de sua obra.

Os novatos

Pela primeira vez, o Cazaquistão tem uma produção incluída na mostra competitiva: Uroki Garmonii, de Emir Baigazin. E a seção Cinema Culinário exibe The rice paddy, primeiro filme inteiramente rodado no idioma dong, falado nas províncias do Sudoeste da China.

Pacotes duplos

Fato inédito: o diretor português João Viana apresenta seu Tabatô tanto na mostra de curtas quanto no Fórum do Cinema Jovem, em versão longa e com título diferente. Também não é comum dois filmes trazerem o mesmo nome: Gold, de Thomas Arslan, participa da competição, enquanto o documentário homônimo de Michael Hammon, que enfoca os Jogos Paraolímpicos, poderá ser assistido na Berlinale Special.

Perfil do festival

A Berlinale pode ser definida como um megaevento cultural e uma festa dos encontros e discussões. Com quase 300 mil ingressos vendidos, em termos de público trata-se do maior festival de cinema do mundo. Ao mesmo tempo, 20 mil convidados de 130 países, entre os quais 4 mil jornalistas, o transformam num dos mais importantes acontecimentos do setor. Durante dez dias, arte, glamour, festa e negócios convivem em Berlim, lado a lado.

 

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade