Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Festival do Rio 2023: Documentários premiados em Cannes e cinebiografias musicais enriquecem a programação

De 5 a 15 de outubro, evento exibe grandes produções do cinema nacional e internacional.

4 out 2023 - 17h07
Compartilhar
Exibir comentários

O Festival do Rio 2023 está próximo de apresentar grandes produções nacionais e internacionais em sua mais nova edição. Entre os filmes apresentados durante a programação do evento, quase 80 documentários serão exibidos na mostra.

Foto: Divulgação / Adoro Cinema

Os projetos documentais incluem instigantes produções inéditas em curta e longa-metragem na Première Brasil, clássicos absolutos do cinema nacional e produções internacionais celebradas pelos júris de festivais estrangeiros.

A Flor do Buriti, documentário brasileiro que faz parte da seleção da Première Brasil e é dirigido por João Salaviza e Renée Nader Messora, venceu o Prêmio de Melhor Equipe da mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2023. Há também espaço para As 4 Filhas de Olfa, candidato da Tunísia a uma indicação ao Oscar 2024 e vencedor do prêmio de Melhor Documentário do evento francês.

A produção tunisiana dividiu o Olho de Ouro, o prêmio de Melhor Documentário em Cannes, com A Mãe de Todas as Mentiras, filme marroquino da realizadora Asmae El Moudir. A produção, que também venceu o prêmio de melhor direção na Un Certain Regard, integra a mostra Expectativa do Festival do Rio.

Outros destaques internacionais contemplam Orlando, Minha Biografia Política, de Paul B. Preciado, Godard Cinema, de Cyril Leuthy, Werner Herzog: Um Sonhador Radical, de Thomas von Steinaecker, e Dario Argento Panico, de Simone Scafidi.

A programação ainda terá a exibição de um dos grandes clássicos do cinema brasileiro: Cab

Leia o artigo em AdoroCinema

Paloma: "É um conto de fadas com rastro de sobrevivência", explica Marcelo Gomes sobre vencedor do Festival do Rio

Festival do Rio 2023 anuncia filmes selecionados da Première Brasil com vencedores de Cannes e cinebiografia de Gal Costa

Festival do Rio 2022: Transe foi contextualizado "desde o #EleNão até o resultado das eleições de 2018", afirma Johnny Massaro (Entrevista)

Festival do Rio 2022: "A gente tem uma dívida com as mulheres que fazem esse país acontecer", defende protagonista de Regra 34 (Entrevista)

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade