Festival exibe filmes do cinema indiano moderno em Curitiba
A ideia do evento é permitir que o público conheça mais sobre uma das cinematografias com maior produção no mundo
Pra quem é fã de cinema e está em Curitiba em busca de diversão, neste domingo (4) e segunda-feira (5), o Museu da Imagem e do Som do Paraná e o Museu Oscar Niemeyer (MON) promovem o Festival de Cinema Indiano em sua programação.
A ideia do evento, que tem parceria com a Embaixada da Índia no Brasil, é permitir que o público conheça mais sobre uma das cinematografias com maior produção no mundo, poucas vezes exibida no País.
As sessões da mostra acontecem no Auditório Poty Lazzarotto, no Centro Cívico, na capital paranaense, com entrada franca em vários horários. Todos os filmes têm legendas em português e classificação livre.
Composto por cinco longas-metragens, o evento apresenta um panorama do moderno cinema da Índia, com obras lançadas entre os anos 2010 e 2012 e premiadas em diversos festivais pelo mundo.
Confira a programação da mostra:
4 de agosto
14h
Filme "Só se vive uma vez" (2011), de Zoya Akhtar
Sinopse: Três inseparáveis amigos de infância fazem uma viagem pela Espanha, para celebrar a despedida de solteiro de um deles.
17h
Filme "Moner Manush" (2010), de Goutam Ghose
Sinopse: A vida e a obra de Lalon Fakir, poeta, cantor e líder espiritual de uma seita baseada na tradição hindu, budista e islâmica, na Índia do século XIX.
20h
Filme "A tartaruga, uma encarnação" (2011)
Sinopse: Um funcionário público representa Gandhi numa série de TV, papel que lhe traz fama e riqueza, mas transtorna sua vida pacata.
5 de agosto
16h
Filme "Acorda, Sid" (2010)
Sinopse: Rapaz boa-vida de Mumbai reprova na faculdade e se vê obrigado a trabalhar, enquanto se envolve amorosamente com uma amiga que o ajuda.
19h
Filme "Pai" (2010)
Sinopse: Jovem de 12 anos sofre de deficiência que causa envelhecimento acelerado. Uma reviravolta do destino o coloca casualmente em contato com seu pai, que ele nunca conheceu.