Filmagens de Star Wars VIII agitam cidade pequena na Irlanda
As filmagens de Star Wars: Episódio VIII, com estreia prevista para 2017, seguem cheias de mistérios. Centenas de profissionais e seguranças chegaram à Irlanda para gravar cenas do filme. As informações são da revista norte-americana Time.
Uma grande estrutura que até lembra a Millennium Falcon, a famosa nave de Han Solo, foi montada na região de Malin Head, uma cidade de 200 mil habitantes ao norte da Irlanda. Alguns moradores podem até saber que se trata de uma estrutura cenográfica para o filme, porém nenhum funcionário confirma isso.
"Alguns moradores da cidade estão lá em cima trabalhando em Star Wars, mas eles não podem dizer nada a respeito pois assinaram um acordo de confidencialidade. Eles estão trabalhando feito loucos", afirma Hugh Farren, dono de um pub numa aldeia próximo à Malin Head. A fachada do seu bar é famosa por conter a imagem do Mestre Yoda.
Desde a chegada da equipe de filmagem, Farren tem recebido vários fãs e curiosos atrás de informações sobre o filme ou avistar alguma celebridade do elenco. A locação para Star Wars é protegido por um forte esquema de segurança, que envolve desde o fechamento de estradas a bloqueadores de Wi-fi para impedir o voo de drones sobre as gravações.
Todas as pessoas de Malin e a cidade vizinha, Inishowen, que estão fornecendo hospedagem, alimentação e transporte à equipe de Star Wars foram orientadas a jurar segredo sobre o que aconteceu nas três semanas de produção na cidade.
"O filme vai abrir Malin e Inishowen para o mundo", diz Nial McLaughlin, dono de uma empresa têxtil na cidade, que agora também confecciona camisetas relacionadas ao filme. "Malin está passando por uma febre de Star Wars, com imprensa e visitantes procurando pontos para espiar a produção. Temos até moradores vestidos como stormtroopers", afirmou Nial.