Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Filmes explicam atentado na Olimpíada de Munique

Produções como 'Munique' ou o documentário vencedor do Oscar, 'Um Dia em Setembro', abordaram episódio triste na história do esporte

5 set 2022 - 09h10
(atualizado às 15h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Cerimônia em memória dos 50 anos do atentado terrorista nos Jogos Olímpicos de Munique
Cerimônia em memória dos 50 anos do atentado terrorista nos Jogos Olímpicos de Munique
Foto: Leonhard Foeger/REUTERS

O ataque terrorista contra a delegação israelense nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, completa 50 anos da data em que ocorreu nesta segunda-feira, 5. O fato já foi tema de uma série de documentários e filmes. Confira alguns abaixo:

'Visions of Eight'

O site oficial do Comitê Olímpico Internacional (COI) disponibiliza um documentário de 1h50 sobre a Olimpíada de 1972. Produzido por David Wolper, conta com oito cineastas, de países diferentes, retratando pontos diversos da competição. A parte dirigida por John Schlesinger (The Marathon) foca especificamente no atentado terrorista.

'Munique' (2005)

Possivelmente a mais conhecida produção que aborde o tema, o longa dirigido por Steven Spielberg aborda a operação israelense de caça dos envolvidos no massacre, integrantes do grupo Setembro Negro. Com Daniel Craig, Eric Bana no elenco.

'Munique, 1972: Um Dia em Setembro' (1999)

Lançado em 1999, o documentário (no original, One Day In September) é narrado por Michael Douglas e venceu o Oscar de Melhor Documentário no ano seguinte. Dirigido por Kevin Macdonald, relata com detalhes os desdobramentos do episódio. Com duração de 90 minutos, o vídeo tem uma entrevista até então inédita com o único terrorista que participou do incidente e não foi morto por Israel, Jamal al-Gashey, cujo paradeiro é desconhecido. Reúne também depoimentos de personagens diretamente envolvidos nas negociações com os terroristas, como oficiais do Comitê Olímpico, da polícia e do governo da Alemanha.

Funcionários do Mossad e parentes dos atletas mortos, entre eles Ankie Spitzer - cujo marido, Andrey, morreu no ataque - também concederam entrevistas para o documentário. Ao Estadão, em 2012, Ankie disse ter ficado "bastante satisfeita" com o resultado do filme, "apesar de termos tido problemas com a versão original, que mostrava imagens chocantes dos corpos" dos atletas mortos.

'Espada de Gideon' (1986)

De 1986, o longa Espada de Gideon trata do plano israelense. Vale destacar que muitos detalhes dos planos foram revelados apenas décadas depois, o que faz da história do filme um tanto quanto incompleta se comparada às produções mais recentes.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade