10 filmes novos pra curtir no conforto do lar
As opções de "cinema" estão ótimas para quem quiser passar o fim de semana chuvoso no sofá. Há desde blockbusters nas locadoras digitais, como "A Mulher Rei" e "Sorria", até produção de super-herói da Marvel exclusiva do streaming.
Confira abaixo 10 filmes novos para ver em casa no fim de semana.
| A MULHER REI | *VOD
O épico de ação traz Viola Davis ("O Esquadrão Suicida") como líder de um exército de guerreiras africanas do século 19 - que foram a inspiração real das guerreiras Dora Milaje dos quadrinhos e filmes do "Pantera Negra". Durante dois séculos, as Agojie defenderam o Reino de Daomé, uma das nações africanas mais poderosas da era moderna, contra os colonizadores franceses e as tribos vizinhas que tentavam invadir o país, mas sua transformação em personagens de cinema pela diretora Gina Prince-Bythewood ("The Old Guard") deve mais à ficção dos quadrinhos mesmo, evocando as amazonas de "Mulher-Maravilha", com todas as cenas de lutas e adrenalina que isso implica.
A trama se concentra na relação da general Nanisca (Davis) com uma nova geração de guerreiras, destacando a ambiciosa Nawi (Thuso Mbedu, de "The Underground Railroad"), enquanto combatem lado a lado contra forças escravagistas. Elogiadíssimo, o filme atingiu 95% de aprovação entre a crítica do Rotten Tomatoes e um raro A+ entre o público americano no CinemaScore.
O elenco ainda destaca Lashana Lynch ("007 - Sem Tempo Para Morrer"), a cantora Angélique Kidjo ("Arranjo de Natal"), Hero Fiennes Tiffin ("After") e John Boyega ("Star Wars: A Ascensão Skywalker") como o rei de Daomé.
| GUARDIÕES DA GALÁXIA: ESPECIAL DE FESTAS | DISNEY+
O especial de Natal dos Guardiões da Galáxia é quase um presente de despedida de James Gunn, que no mês passado partiu da Marvel para comandar a DC. Ele fez seu filme mais divertido, mas também sentimental, ao mostrar Mantis (Pom Klementieff) e Drax (Dave Bautista) preocupados com a melancolia do Senhor das Estrelas (Chris Pratt), que sofre pela falta de Gamora (Zoe Saldana). Por conta disso, decidem lhe dar o melhor presente de Natal do universo para alegrá-lo.
Os dois vão atrás do ator favorito do Senhor das Estrelas: Kevin Bacon - para convidá-lo para uma festa surpresa no espaço. Logicamente, a execução do plano não acontece como imaginavam, já que Kevin Bacon se desespera ao ver alienígenas tentando abduzi-lo.
O especial tem menos de uma hora de duração, como "Lobisomem da Noite" (lançado no mês passado), mas cada minuto rende um sorrisão.
Embora tenha sido a última coisa filmada por Gunn na Marvel, o diretor ainda está à frente de "Guardiões da Galáxia Vol. 3", que ele começou a rodar primeiro, mas que só será lançado em abril nos cinemas.
| SORRIA | *VOD
O primeiro longa de Parker Finn tem clara inspiração no terror asiático contemporâneo ("Espíritos", "O Chamado"), mas conta uma história original, onde sorrisos são prenúncios de pavor. A trama acompanha uma terapeuta (Sosie Bacon, a filha de Kevin Bacon) amaldiçoada, após testemunhar o suicídio de uma paciente que dizia não suportar mais ver sorrisos horripilantes nas pessoas ao seu redor. Quando a própria médica começa a ver esses sorrisos, descobre que outros que tiveram as mesmas visões morreram após uma semana.
Bastante elogiado pela forma efetiva como usa trauma para conceber sua fantasia sobrenatural, o filme atingiu 87% de aprovação no Rotten Tomatoes.
| THE GIRL WITH ALL THE GIFTS | NETFLIX
O terror britânico se passa após a praga zumbi devastar a humanidade. Porém, um grupo de crianças infectadas ainda é capaz de pensar e sentir. Salva da morte certa por uma dessas jovens zumbis, uma cientista (Gemma Arterton, de "João e Maria: Caçadores de Bruxas") decide usar a menina num experiência para acabar com a epidemia.
O filme foge dos lugares-comuns do gênero graças ao roteiro engenhoso e tenso de Mike Carey, que adaptou seu próprio livro - lançado no Brasil com o título "A Menina que Tinha Dons". Carey é cultuadíssimo entre os fãs de quadrinhos por ter escrito todas as 75 edições de "Lucifer", da DC Comics, que virou a série da Fox/Netflix sem que ele recebesse qualquer crédito. Detalhe: os gibis são muito, mas muito melhores que a versão televisiva. O elenco inclui Glenn Close ("Guardiões da Galáxia") e Paddy Considine ("A Casa do Dragão").
| EMILY THE CRIMINAL | *VOD
O suspense criminal estrelado por Aubrey Plaza ("The White Lotus") concorre a quatro prêmios na edição de 2023 do Spirit Awards, o Oscar do cinema independente dos EUA, inclusive Melhor Filme e Atriz. Estreia do diretor-roteirista John Patton Ford, acompanha a endividada Emily (Plaza) que, sem alternativa financeira, é recrutada por uma gangue de golpistas de cartão de crédito. Entusiasmada com o dinheiro fácil, ela vai cada vez mais fundo no submundo dos pequenos crimes de Los Angeles, até começar a encarar consequências mortais.
Ao mesmo tempo que leva tensão crescente à tela, o filme também retrata a falta de perspectivas de uma geração que sai da faculdade com dívidas volumosas de crédito escolar apenas para encontrar um mercado saturado e a fila do desemprego. Sombrio, violento e envolvente, tem impressionantes 94% de aprovação no Rotten Tomatoes com mais de 170 críticas positivas.
| AS NADADORAS | NETFLIX
Escolhido para abrir o Festival de Toronto, o filme da britânica Sally El Hosaini ("My Brother the Devil") é uma história de superação pelo esporte, que tem como pano de fundo a guerra e o drama dos refugiados, com direito até à travessia tensa pelo mar em embarcação precária. Baseada em fatos reais, a trama acompanha as irmãs nadadoras Yusra e Sarah Mardini, que fugiram como refugiadas da Síria devastada pela guerra para a Europa e conseguiram participar das Olimpíadas do Rio de 2016.
| UM LUGAR BEM LONGE DAQUI | HBO MAX
Baseado no best-seller de Delia Owens, o filme gira em torno de Kya, uma jovem que cresceu sozinha no brejo de uma cidadezinha e passou a ser tratada como se fosse um bicho. Só que é uma menina doce, que acaba atraindo o interesse de dois rapazes. Quando um deles aparece morto, ela passa a ser caçada pela polícia e precisa provar sua inocência diante de uma população que a odeia.
O filme foi escrito por Lucy Alibar (indicada ao Oscar por "Indomável Sonhadora"), dirigido por Olivia Newman ("Minha Primeira Luta"), estrelado por Daisy Edgar-Jones ("Normal People") e conta ainda com uma música exclusiva de Taylor Swift ("Carolina") em sua trilha sonora.
| THE PHANTOM OF THE OPEN | VOD*
O ator Mark Rylance ("Não Olhe para Cima") estrela esta comédia britânica sobre a vida real de Maurice Flitcroft, um sonhador e otimista irredutível, que em 1976 seguiu um impulso e decidiu entrar no torneio aberto de golfe do Reino Unido, mesmo sem saber jogar. Seu desempenho entrou para a História como a pior participação da competição em todos os tempos. Mas enquanto seus equívocos grosseiros viravam piada, também emocionaram o país, tornando-o um herói popular.
Ele ganhou cobertura significativa da mídia, passando a ser conhecido como "o pior jogador de golfe do mundo". Mas essa situação também fez com que o campeonato mudasse suas regras para impedir que ele voltasse a competir. Ele foi barrado inúmeras vezes, embora tentasse adotar pseudônimos e disfarces.
Bem divertido, o filme tem direção do jovem ator Craig Roberts ("Submarino") e o elenco também destaca Sally Hawkins ("A Forma da Água") como a esposa de Flitcroft.
| EIKE - TUDO OU NADA | NETFLIX, *VOD
A dramatização da ascensão e queda do empresário Eike Batista, ex-bilionário que já foi o homem mais rico do Brasil e o sétimo mais rico do mundo, percorre os altos e baixos de sua trajetória, incluindo a criação da petroleira OGX e os escândalos que o fizeram perder a fortuna.
Conhecido principalmente por papéis em humorísticos, Nelson Freitas ("Socorro, Virei uma Garota!") surpreende no papel principal. Ele é o grande achado do filme, ao aparecer transformado em cena — quase uma encarnação de Eike. Carol Castro ("Maldivas") como Luma de Oliveira é outro ponto alto. Mas o roteiro entrega uma produção despolitizada, sem o cinismo e a crítica contundente que o personagem merecia. Baseado no livro homônimo da jornalista Malu Gaspar, o filme é assinado em dupla por Andradina Azevedo e Dida Andrade ("30 Anos Blues").
| PROCURA-SE | HBO MAX
A nova comédia de Marcelo Antunez ("O Palestrante") é estrelada pelo casal da vida real Camila Queiroz ("Verdades Secretas") e Klebber Toledo ("Ilha de Ferro"). A trama gira em torno de Alicia (Queiroz), uma jovem bem-nascida que adora baladas e recebe uma herança de um parente milionário, mas com uma condição: apenas após o casamento. Recusando-se a ceder, ela decide trabalhar como assistente na empresa do falecido, logo descobrindo que o salário não cobre nem os gastos com a gasolina do seu Porshe. Então, decide burlar o testamento com um plano maluco, aceitando a proposta de um colega de trabalho para virar seu namorado/marido de mentirinha.
A história lembra o recente "Esposa de Aluguel" da Netflix, mas tem desenvolvimento diferente e adapta um best-seller da autora Carina Rissi ("Perdida").
* Os lançamentos em VOD (video on demand) podem ser alugados individualmente em plataformas como Apple TV, Claro TV+, Google Play, Loja Prime, Microsoft Store, Vivo Play e YouTube, entre outras, sem necessidade de assinatura mensal.