20 anos de ‘Carandiru’: relembre a história do filme
Saiba mais sobre o enredo e o elenco da produção, lançada oficialmente em 11 de abril de 2003, e veja onde assistir ao longa-metragem.
Lançado em 11 de abril de 2003, o longa ‘Carandiru’ está completando 20 anos nesta terça-feira. A produção foi considerada como um dos 100 melhores filmes nacionais de todos os tempos, segundo a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), e se tornou um marco no país.
O longa foi baseado no livro ‘Estação Carandiru’, do médico Drauzio Varella, e teve direção de Héctor Babenco, que em 1986 foi indicado ao Oscar de Melhor Direção pelo filme "O Beijo da Mulher-Aranha".
‘Carandiru’ atraiu olhares internacionais e, inclusive, foi escolhido como o representante brasileiro ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2004.
Tudo sobre o filme ‘Carandiru’
Resumo
‘Carandiru’ é uma produção brasileira de 2003, dirigida por Héctor Babenco e baseada no livro ‘Estação Carandiru’, do médico Drauzio Varella. O filme retrata o massacre ocorrido na Casa de Detenção de São Paulo, conhecida como Carandiru, em 1992.
A trama se passa dentro do presídio e mostra a vivência dos detentos e dos médicos que trabalham no local. Por meio do personagem Drauzio Varella, vivido por Luiz Carlos Vasconcelos, o telespectador é apresentado aos prisioneiros e suas histórias de vida.
A narrativa muda drasticamente quando começa o extermínio em massa de 111 presos pelas forças policiais. A cena é retratada de forma gráfica, mostrando o caos e a violência que se instauraram na prisão naquele dia.
A produção foi um sucesso de bilheteria no país e recebeu críticas positivas por sua visão realista do sistema carcerário e da violência nas prisões. Porém, também gerou controvérsia por sua representação dos presos e pela suposta falta de crítica ao sistema prisional brasileiro.
Elenco
Com atuações convincentes e emocionantes, o elenco de ‘Carandiru’ pode ser considerado um dos pontos fortes do filme. Por meio de seus personagens, o longa consegue retratar a complexidade das relações humanas em um ambiente extremamente opressivo e violento, oferecendo uma visão crua e realista da vida dentro da prisão.
Luiz Carlos Vasconcelos vive o papel principal como Drauzio Varella, médico voluntário na prisão e narrador da história.
Entre os detentos estão os atores Wagner Moura (Zico), Caio Blat (Deusdete) e Rodrigo Santoro (Lady Di). O elenco também inclui Ivan de Almeida (Nego Preto), Milton Gonçalves (Chico), Ailton Graça (Majestade), entre outros.
Rita Cadillac, Sabotage e o próprio Babenco também aparecem na trama. O diretor faz uma breve participação como um dos advogados que visitam a prisão.
Onde assistir?
Se você deseja relembrar ou ficou interessado em assistir à produção que fez história no cinema nacional, ‘Carandiru’ está disponível na Netflix ou por aluguel no Globoplay, Prime Video, YouTube, Google Play e Apple TV.
Indicações
‘Carandiru’ recebeu diversas indicações e prêmios no ano de seu lançamento. A produção foi nomeada ao Grande Prêmio Cinema Brasil em várias categorias, como Melhor Filme, Melhor Ator e Atriz Coadjuvante para Sabotage e Leona Cavalli, Melhor Ator e Atriz para Rodrigo Santoro e Maria Luísa Mendonça, Melhor Figurino para Cristina Camargo, Melhor Trilha Sonora para André Abujamra, e venceu as categorias Melhor Diretor (Héctor Babenco) e Melhor Roteiro (Héctor Babenco, Fernando Bonassi e Victor Navas). Vale ressaltar que o longa-metragem foi inscrito no Festival de Cannes na categoria de Palme d'Or para Héctor Babenco.
O diretor Héctor Babenco também ganhou o Prêmio do Público e o Prêmio Especial do Júri no Festival Internacional de Cinema de Havana em 2003.
O filme ainda conquistou a Índia Catalina de Ouro como o Melhor Filme do Festival Internacional de Cinema de Cartagena.
Curiosidades
Enorme sucesso
A produção foi a 4ª mais vista no Brasil no ano do seu lançamento e recebeu a indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2004.
Produção do filme
O diretor Héctor Babenco realizou as filmagens na própria penitenciária do Carandiru antes dela ser demolida em 2002; as gravações do longa foram as últimas atividades feitas no local.
Novos caminhos
Em 2005, devido ao enorme sucesso, ‘Carandiru’ ganhou uma série de TV chamada ‘Carandiru - Outras Histórias’. A trama trouxe fatos anteriores aos exibidos no filme.
Morte precoce
É o último longa do rapper Sabotage (Fuinha), que foi assassinado em 24 de janeiro de 2003, antes mesmo do lançamento de ‘Carandiru’ nos cinemas (que aconteceu em 11 de abril de 2003).