Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"Ainda Estou Aqui" supera primeira etapa e segue rumo ao Oscar 2025

Longa de Walter Salles entrou entre os 15 pré-selecionados ao prêmio mais importante do cinema

17 dez 2024 - 18h02
(atualizado às 19h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/Sony / Pipoca Moderna

Brasil passa pela "semi-final"

O longa brasileiro "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles, foi anunciado nesta terça-feira (17/12) como um dos 15 títulos pré-selecionados ao Oscar de Melhor Filme Internacional. A lista preliminar foi divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que ainda revelará os cinco finalistas no dia 17 de janeiro de 2025.

Concorrendo com produções de peso, o filme brasileiro encara uma disputa acirrada com "Emilia Pérez" (França), "A Semente da Figueira Sagrada" (Alemanha), "Vermiglio" (Itália) e "A Menina com a Agulha" (Dinamarca), que também foram indicados ao Globo de Ouro.

A última vez que uma produção nacional apareceu na pré-lista foi em 2007, com "O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias", de Cao Hamburguer. Curiosamente, o drama também tratava da ditadura militar. Entretanto, não chegou a ser escolhido pela Academia, e ficou fora da cerimônia do Oscar em 2008. Já o último finalista foi "Central do Brasil", também de Walter Salles, que disputou o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira (hoje, Melhor Filme Internacional) e de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro em 1999.

Processo de seleção e critérios

Para concorrer ao Oscar, as produções devem atender a critérios específicos. Filmes candidatos à categoria de Melhor Filme Internacional não precisam ser exibidos nos Estados Unidos, mas é obrigatório que mais de 50% das falas sejam em um idioma que não o inglês. Cada país pode inscrever apenas um título por ano, sendo essa seleção realizada pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais no caso do Brasil.

Já os candidatos à categoria principal de Melhor Filme devem ser exibidos por sete dias consecutivos em cinemas específicos de regiões como Los Angeles, Nova York, Bay Area, Chicago, Miami ou Atlanta. Filmes lançados em streaming, DVD ou televisão antes da exibição nos cinemas são automaticamente desclassificados.

Quem vota

A Academia do Oscar reúne mais de 10 mil membros, entre atores, diretores, produtores e técnicos. Aproximadamente 95% deles participam do processo de votação, segundo a Vanity Fair.

Entre os eleitores, há mais de 50 brasileiros com direito a voto na premiação. Destacam-se nomes como os atores Fernanda Montenegro, Sônia Braga, Alice Braga, Wagner Moura e Rodrigo Santoro; os diretores Fernando Meirelles, José Padilha, Kleber Mendonça Filho e Anna Muylaert; além de compositores como Carlinhos Brown e vários técnicos de cinema.

Lista dos pré-selecionados

"Ainda Estou Aqui" (Brasil)

"Universal Language" (Canadá)

"Waves" (República Tcheca)

"A Menina com a Agulha" (Dinamarca)

"Emilia Pérez" (França)

"A Semente da Figueira Sagrada" (Alemanha)

"Touch" (Islândia)

"Kneecap - Música e Liberdade" (Irlanda)

"Vermiglio" (Itália)

"Flow" (Letônia)

"Armand" (Noruega)

"From Ground Zero" (Palestina)

"Dahomey" (Senegal)

"Como Ganhar Milhões Antes Que a Avó Morra" (Tailândia)

"Santosh - Vozes da Hierarquia" (Reino Unido)

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade