Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"Ainda Estou Aqui" vence prêmio de Melhor Filme no Festival de Palm Springs

Drama brasileiro dirigido por Walter Salles superou 35 candidatos ao Oscar na avaliação da crítica internacional

12 jan 2025 - 20h44
(atualizado às 22h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/Sony / Pipoca Moderna

O filme "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles, recebeu o Prêmio FIPRESCI de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Palm Springs, neste domingo, 12.

O prêmio é concedido por um júri composto por críticos de cinema de diferentes países, que avaliaram 35 produções indicadas à categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2025.

O júri elogiou o filme "por transmitir o horror de uma ditadura iminente a partir da perspectiva íntima de uma mãe que luta não apenas pela segurança de sua família de cinco pessoas, mas também pela preservação de sua dignidade".

Segundo a crítica, o longa consegue "evocar a gravidade da violência sem cair no melodrama", destacando que Salles "captura um momento crítico da história [do Brasil] com detalhes precisos e envolventes".

Concorrentes de peso

"Ainda Estou Aqui" superou outros fortes concorrentes da lista de pré-selecionados ao Oscar, como o musical "Emília Perez", dirigido pelo francês Jacques Audiard. Apesar de não levar o prêmio principal, "Emília Perez" saiu premiado: Zoe Saldaña, que interpreta uma personagem coadjuvante no filme, foi eleita Melhor Atriz em Filme Internacional, superando Fernanda Torres.

O júri destacou "a ferocidade e complexidade de sua performance" de Saldaña, elogiando sua capacidade de alternar entre canto, dança e uma interpretação densa de uma personagem moralmente ambígua. "Apesar de ser um papel secundário, ela conduz a narrativa com a força de uma protagonista", ressaltou a avaliação dos jurados para justificar o prêmio a uma coadjuvante.

Outros premiados

O prêmio de Melhor Ator em Filme Internacional foi concedido ao trio Mo Chara, Móglaí Bap e DJ Provái, protagonistas de "Kneecap", a seleção oficial da Irlanda para o Oscar, que tem direção de Rich Peppiatt.

Já o troféu de Melhor Roteiro Internacional ficou com o italiano "Vermiglio", que havia recebido o Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza no ano passado. Curiosamente, "Ainda Estou Aqui" foi quem venceu na categoria de Melhor Roteiro durante o festival italiano.

Menção especial para "Manas"

O filme brasileiro "Manas", dirigido por Marianna Brennand e estrelado por Dira Paes, ainda recebeu uma menção especial no festival. A obra, que não disputa o Oscar, aborda histórias reais de jovens vítimas de abuso sexual na Ilha do Marajó, no Pará.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade