'Air: A História Por Trás do Logo': Ben Affleck comenta encontro com Michael Jordan
O filme chega aos cinemas nesta quinta (6).
'Air: A História Por Trás do Logo' traz os bastidores de uma das maiores negociações e contratos que a indústria do esporte já presenciou. Com um recorte de extremo bom gosto e focando nas pessoas que foram os pilares para que o Air Jordan acontecesse, o filme, dirigido por Ben Affleck chega aos cinemas com cheiro de Oscar.
O elenco não poderia ser mais estrelado, já que conta com Affleck, Matt Damon, Jason Bateman, Chris Messina, Marlon Wayans, com Chris Tucker e Viola Davis, e acompanha o drama cômico e inacreditável da parceria revolucionária entre o então novato Michael Jordan e a incipiente divisão de basquete da Nike, que mudou o mundo dos esportes e da cultura contemporânea com a marca Air Jordan.
Em entrevista, Jason Batman revelou o que mais chamou sua atenção ao receber o projeto.
"Para pessoas da minha idade, o lançamento do Air Jordan foi um acontecimento, mas o que me moveu e me chamou atenção foram as pessoas envolvidas no projeto. São 12 horas por dia de convivência, a gente passa mais tempo junto do que em casa", afirmou.
Ben Affleck também fez questão de contar sua visão sobre o filme e como foi o processo e a relação com Michael Jordan.
"Para mim eu encarei de forma fácil, porque esse projeto tinha pessoas que eu conheço há muito tempo, como Jason e Matt Damon, com quem eu já trabalhei várias vezes, e também tem pessoas que sempre sonhei em trabalhar, como Chris Tucker", disse. "Eu fui falar com Michael Jordan e, honestamente, não tinha ideia se ele estaria aberto a endossar esse filme, já que ele não apareceria, e se ele não apoiasse, o filme não existiria. Ele foi muito atencioso e expliquei que seria uma história para inspirar, que eu tomaria algumas liberdades, mas sem alterar as bases fundamentais para que tudo acontecesse e que valorizava, eu prometi isso a ele", relembrou.
Diante dessa relação com Jordan, Affleck contou quais foram as exigências do astro do basquete e como chegou no coração do filme, que é o papel fundamental da mãe do ex-atleta na negociação.
"Ele quis garantir que Howard White e George Raveling estivessem no filme e pediu para que Viola interpretasse a mãe dele", afirmou. "Inicialmente o filme não teria tanto foco nos pais de Michael Jordan, mas ao falar com ele, percebi que a história era essa: A relação de Michael e Deloris Jordan e o quanto essa relação é importante".
Para Viola Davis, a notícia sobre o pedido de Michael Jordan para que ela interpretasse foi muito importante.
"Me senti lisonjeada, já que também sofro da síndrome do impostor, então é ótimo se sentir necessária e desejada. Deloris Jordan é direta e reta, muito focada. Tentei abraçar essa energia e isso foi um desafio. Foi incrível trabalhar com Matt Damon, Ben Affleck e esse elenco incrível", disse. "Ela é totalmente neutra, direta. Ben tem uma questão que é o fato de você confiar nele. Sendo honesta, tem muita gente que não sabe o que está fazendo em um set. Em 40 anos de carreira, já confiei em pessoas que não sabiam o que estavam fazendo e eu confiei no processo do Ben, na visão dele, ele te escolheu por um motivo".
Matt Damon, que é também a mente criativa por trás do filme, falou como eles lapidaram o filme e chegaram no resultado final e grandioso.
"Tudo começou com o roteiro do Alex. Eu não conhecia a história e foi tudo no passo a passo. A primeira coisa foi encontrar com Michael Jordan, eu não podia ir porque tinha um compromisso com meus filhos, então Ben Affleck foi encontrar com ele e ele concordou. Ben queria saber quais detalhes eram os mais importante para Jordan e reparou que ele tinha uma expressão diferente quando falava sobre a mãe. O único problema é que a gente precisava da Viola Davis, sem ela não teria filme", relembrou ele em tom de bom humor. "Diante disso, a gente focou em captar o espírito dessas pessoas, sem ficar copiando o jeito deles".
'Air' é uma história comovente que segue a aposta de definição de carreira de uma equipe não convencional com tudo em jogo, a visão intransigente de uma mãe que sabe o valor do imenso talento de seu filho e o fenômeno do basquete que se tornaria o maior de todos os tempos.
Affleck dirigiu a partir de um roteiro de Alex Convery. AIR é produzido por Peter Guber, Jason Michael Berman, David Ellison, Jeff Robinov, Madison Ainley, Damon e Affleck.