Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Animador processa Disney por suposto plágio em "Moana"

Buck Woodall pede indenização bilionária e acusa estúdio de copiar elementos de seu projeto

11 jan 2025 - 18h11
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/Disney / Pipoca Moderna

Ação judicial envolve roteiro ambientado na Polinésia

O animador Buck Woodall entrou com um processo contra a Disney na sexta-feira (10/1), em uma corte federal da Califórnia, alegando que a empresa plagiou seu projeto no filme "Moana" e em sua sequência, atualmente em cartaz nos cinemas.

Na ação, Woodall afirma que a Disney utilizou ideias de seu roteiro original, chamado "Bucky", que também é ambientado em uma aldeia na Polinésia. Segundo ele, ambos os filmes compartilham uma narrativa protagonizada por adolescentes que, após desafiar seus pais, embarcam em uma jornada onde encontram espíritos que se manifestam como animais.

Histórico da acusação

Esta não é a primeira vez que Woodall apresenta a queixa. Em novembro de 2024, uma decisão judicial rejeitou o processo inicial, alegando que a denúncia foi feita anos após o lançamento de "Moana", em 2016. No entanto, a estreia de "Moana 2" permitiu a abertura de uma nova ação. Desta vez, o caso será analisado por um juiz, que determinará se as obras são, de fato, semelhantes.

Woodall sustenta que a Disney teve acesso ao material em 2003, quando ele apresentou um roteiro e um trailer de "Bucky" para Jenny Marchick, então diretora de desenvolvimento da Mandeville Films, produtora que mantinha um acordo com a Disney à época. "Moana, da Disney, foi produzido depois que Woodall entregou aos réus praticamente todas as partes constituintes necessárias para seu desenvolvimento e produção, após mais de 17 anos de inspiração e trabalho em seu projeto de filme de animação", afirma a denúncia.

Pedido de indenização bilionária

O animador solicita uma indenização correspondente a 2,5% da receita bruta de "Moana", o equivalente a US$ 10 bilhões. Ele também pede que a Justiça emita uma ordem judicial para impedir novas violações de seus direitos autorais.

A Disney nega as acusações e afirma que ninguém envolvido na produção de "Moana" teve contato com o roteiro de "Bucky". Jenny Marchick deixou a Mandeville Films em 2007 e atualmente é chefe de desenvolvimento de longas-metragens na DreamWorks Animation.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade