'Assassinos da Lua das Flores': o que significa o título do filme?
A produção é baseada no livro de mesmo nome do escritor David Grann.
O filme 'Assassinos da Lua das Flores' ('Killers of the Flower Moon', no original), dirigido pelo consagrado cineasta Martin Scorsese, chegou aos cinemas recentemente. A produção é baseada no livro de mesmo nome do escritor David Grann.
Contando com Leonardo DiCaprio, Lily Gladstone, Robert De Niro, Brendan Fraser e Jesse Plemons no elenco central, a trama aborda um caso real de extermínio contra o povo indígena Osage durante a década de 1920, em Oklahoma, nos Estados Unidos.
Mas, afinal, o que exatamente o título do filme significa e representa? Logo abaixo, descubra todos os detalhes sobre esse assunto. Cuidado com os spoilers e aproveite!
Qual o significado de 'Assassinos da Lua das Flores'?
Conforme citado anteriormente, a narrativa aborda um plano de extermínio contra o povo indígena Osage. A motivação dos assassinos estava em conquistar o território desses nativos, cuja descoberta grandiosa de petróleo havia chamado a atenção.
Quem já assistiu ao filme, pode ter notado que há uma breve explicação sobre o título da produção. Porém, no livro de David Grann, lançado em 2017, há maior aprofundamento nessa questão.
Durante a década de 1920, jornalistas cunharam o termo "Reino do Terror" para descrever a situação que ocorria no Condado de Osage, em Oklahoma. Estima-se que, até 1926, mais de 60 nativos já haviam sido assassinados. Contudo, mais tarde, os criminosos foram sendo chamados pela imprensa de assassinos da lua das flores.
Especificamente, "Lua das Flores" se refere ao "Old Farmer's Almanac" ("Almanaque do Velho Fazendeiro", em uma tradução livre), um manual que continha diversas informações sobre eventos ambientais importantes e fenômenos da natureza, como eclipses, maré baixa ou cheia e fases da lua.
Cada mês era representado por um nome diferente, de acordo com a lua cheia. A lua cheia de janeiro, por exemplo, era chamada de Lua do Lobo. Vale destacar que as tradições dos povos nativos contribuíram para a nomeação das luas cheias.
Neste caso, a lua das flores seria a lua cheia de março, quando os primeiros assassinatos do Reino do Terror começaram. No livro de Grann, há uma analogia sobre a questão histórica, mostrando que pequenas flores passavam a murchar no mês de abril e, assim, flores maiores se destacavam, consumindo toda a água e luz.
Sendo assim, o título faz alusão ao manual dos fazendeiros de Oklahoma, que também são figura central no filme de Scorsese, como os colonizadores brancos que minimizam a cultura nativa americana, além de trazer muitas reflexões sobre o extermínio em massa ocorrido naquela época.