Autora de franquia de ficção científica desabafa sobre fracasso nos cinemas
Produção teve um dos desfechos mais frustrantes da indústria cinematográfica infanto-juvenil.
Entre tantas franquias infanto-juvenis lançadas nos últimos anos, é possível que 'Divergente' tenha sido a propriedade com um dos desfechos mais frustrantes da indústria. Protagonizada por Shailene Woodley, as adaptações dos livros de Veronica Roth chegaram a ganhar três filmes.
Inicialmente, a ideia da Lionsgate era apresentar o romance final em duas partes, como aconteceu com outras adaptações como 'Jogos Vorazes: A Esperança' e 'A Saga Crepúsculo: Amanhecer'. No entanto, 'Convergente' amargou nas bilheterias a ponto de mudar completamente os planos do estúdio.
"Quero dizer, quebrar as coisas em duas estava na moda na época. Foi por isso que essa decisão foi tomada", disse Roth à People sobre o quarto filme cancelado. "Mas naquele ponto, acho que sempre senti paz com isso só porque sabia que os filmes estavam seguindo um caminho diferente dos livros, e se você mudar a liderança, você muda o final. Parece completo para mim. Relativamente falando, o que significava isso no final das contas?", indagou a escritora.
A autora não ficou tão contente com o direcionamento distinto dos filmes em relação à trama original, algo que também afetou o elenco. "A última vez que ouvi, eles estavam tentando fazer disso um programa de televisão. Não me inscrevi para participar de um programa de televisão", disse a estrela da franquia Shailene Woodley em entrevista ao Screen Rant.