Brasil atinge número recorde de salas de cinema
Setor de exibição ultrapassa patamar pré-pandemia e soma 3.481 telas em funcionamento no país
Superação pós-pandemia
O cinema brasileiro registra o maior número de salas em operação dos últimos dez anos. Segundo dados revelados pela Ancine (Agência Nacional do Cinema), o início de novembro registra 3.481 salas de cinema em funcionamento, superando o recorde anterior de 2019, que contava com 3.478 salas. A nova marca representa uma conquista significativa para o setor, que enfrentou uma queda abrupta de 46,8% durante a pandemia de Covid-19, com 1,6 mil salas fechadas em 2020.
A recuperação teve início em 2021, quando o país já contava com 3.268 salas em operação. Esse número foi ampliado nos anos seguintes, com 3.414 salas em 2022 e 3.465 em 2023, compensando as perdas anteriores até atingir o recorde atual, que marca um aumento de 26,3% em relação a 2014, quando a série histórica da Ancine foi iniciada com 2.755 salas.
Apesar desse crescimento, o país ainda está longe do tamanho dos maiores mercados mundiais. Vale lembrar que o líder, Estados Unidos, é capaz de distribuir um único filme em mais de 4 mil telas.
Incentivos e crédito impulsionam o crescimento
A atual expansão do setor de exibição foi fortalecida por iniciativas de financiamento e incentivos fiscais, segundo a Ancine. O FSA (Fundo Setorial do Audiovisual) e o Recine, mecanismo de incentivo fiscal voltado ao setor audiovisual, desempenharam papel central na recuperação, viabilizando investimentos e a abertura de novas salas, após terem sofrido paralisações durante o governo Bolsonaro.
Distribuição regional das salas
A distribuição das salas de cinema revela, entretanto, uma clara concentração do mercado em alguns estados. São Paulo lidera com folga, com 1,1 mil salas em funcionamento, o que representa 31,6% do total de telas de cinema no país. O 2º maior parque exibidor fica muito distante desse número: o Rio de Janeiro tem apenas 378 cinemas, seguido por Minas Gerais (272) e Paraná (223). O último colocado é o Acre, com apenas sete salas operacionais em todo o estado, conforme monitoramento interativo da Ancine.