Bruce Willis vende sua imagem para empresa de deepfake
O ator Bruce Willis se tornou a primeira celebridade de Hollywood a vender seus direitos de imagem para uma empresa que produz vídeos usando a tecnologia deepfake.
Ele fechou acordo com a Deepcake, após aprovar o resultado de uma campanha do serviço telefônico russo MegaFon, feito no ano passado, em que a empresa usou deepfake para colocá-lo em cena. Assim, o ator, que está aposentado devido ao diagnóstico de afasia, voltará a aparecer nas telas sem participar de gravações.
Em comunicado, Willis confirmou ter gostado da primeira experiência. "Gostei da precisão da aparência do meu personagem. É um mini-filme no meu gênero usual de comédia de ação. Para mim, é uma grande oportunidade de voltar no tempo", comentou.
Recentemente, um profissional de deepfake foi contratado pela Industrial Light and Magic para aprimorar o visual do jovem Luke Skywalker (Mark Hamill) na série "O Livro de Boba Fett", mas o acordo com Bruce Willis é diferente por permitir uso amplo de sua aparência como deepfake.
Conforme a tecnologia se aprimora, em breve será possível ver até atores já falecidos estrelando novos filmes. Só não se sabe como o público reagirá a esse tipo de iniciativa.
Veja abaixo os comerciais russos que marcaram a estreia do Bruce Willis deepfake.