Campeão de "A Fazenda 16", Sacha Bali estrela filme com Fernanda Montenegro
Ator interpreta vizinho da atriz em "Vitória", drama baseado em fatos reais que estreia nos cinemas em março
Nova fase na carreira
Após vencer a 16ª edição de "A Fazenda" na última quinta-feira (19/12), Sacha Bali já se prepara para o próximo compromisso profissional. O ator integra o elenco do filme "Vitória", onde contracena com Fernanda Montenegro, um dos maiores nomes do cinema e teatro brasileiros.
Fotos de Sacha ao lado de Fernanda, feitas antes da participação do ator no reality rural da Record TV, ganharam destaque nas redes sociais após sua vitória no programa. As imagens reforçam a expectativa em torno do filme e da parceria entre os dois artistas.
História e personagens
Na trama, Fernanda Montenegro interpreta uma senhora solitária que vive na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, Rio de Janeiro. A personagem, aflita com a crescente violência ao seu redor, decide gravar a rotina do tráfico de drogas vista de sua janela. Sacha, por sua vez, dá vida a um dos vizinhos da protagonista.
True crime
A história é real, foi revelada em reportagem do jornal Extra em 2005 e também rendeu o livro "Dona Vitória da Paz", de Fábio Gusmão, que serviu de base para o filme. Aflita com a violência no bairro, a senhorinha de 80 anos fez muitas denúncias, mas nada foi feito. Sofrendo com balas perdidas e a presença ostensiva de traficantes em sua rua, sem nenhuma ação da polícia, ela decidiu gravar da janela de seu apartamento o tráfico de drogas. As imagens foram parar na imprensa e impressionaram o país, fazendo a polícia finalmente agir. A ação da senhorinha levou cerca de 30 pessoas à prisão, incluindo traficantes e policiais corruptos envolvidos no esquema.
Pela denúncia, Dona Vitória entrou no Programa de Proteção à Testemunha e viveu "escondida" por 17 anos. Seu nome verdadeiro, Joana Zeferino da Paz, e sua identidade só foram revelados após a sua morte, aos 97 anos, em fevereiro de 2023, em Salvador, na Bahia. Foi então que se descobriu que a verdadeira Vitória era uma mulher negra.
Diretor morreu no começo das filmagens
Quando a verdadeira identidade foi descoberta, a produção do filme já tinha começado, primeiro com o diretor Breno Silveira ("2 Filhos de Francisco"), que morreu em maio de 2022, de ataque cardíaco fulminante durante o começo das filmagens. Depois disso, o projeto foi retomado no começo de 2023 com o cineasta e genro de Fernanda Montenegro, o diretor Andrucha Waddington.
O roteiro é de Paula Fiuza ("Sobral: O Homem Que Não Tinha Preço") e a produção é da Conspiração Filmes e do Globoplay.
A estreia está marcada para 13 de março.