PUBLICIDADE

Capitão América 4 │ Marvel confirma mudança de nome do filme

Capitão América 4 deixa de se chamar New World Order e se chamará Brave New World, em possível referência a clássico da literatura

7 jun 2023 - 20h16
(atualizado em 8/6/2023 às 12h28)
Compartilhar
Exibir comentários

O Marvel Studios divulgou uma nova imagem de bastidores de Capitão América 4 que, mais do que mostrar um momento de descontração entre os atores, revelou que o filme mudou de nome. Assim, a estreia de Sam Wilson (Anthony Mackie) como o Sentinela da Liberdade nos cinemas não vai mais se chamar New World Order (Nova Ordem Mundial, em uma tradução literal), mas Brave New World.

Ainda não foi confirmado como o longa vai se chamar por aqui. Em uma tradução direta, o título significa algo como Bravo Mundo Novo, mas é bem possível que a ideia da Marvel seja fazer uma referência com o livro Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, que tem esse mesmo nome no original.

E o que isso significa na prática para Capitão América 4? Na verdade, pouca coisa, já que não há qualquer informação oficial sobre a história da sequência, o que faz com que a mudança no nome seja algo muito vago. Isso não quer dizer, porém, que não haja espaço para a boa e velha especulação.

Considerando que a ideia é mesmo fazer essa referência ao clássico da literatura, o nome Admirável Mundo Novo pode dar uma noção maior dos desafios que Sam Wilson vai ter que encarar enquanto Capitão América. O livro de Huxley é uma grande distopia em que apresenta uma sociedade que se considera perfeita e superior e que vangloria coisas como a uniformidade e a própria técnica — o que leva a um debate bem profundo sobre alienação e autoritarismo.

Assim, é bem possível que essas temáticas sejam abordadas em Capitão América 4, ainda mais se confirmarem que a Sociedade da Serpente será mesmo a grande vilã da história, mas com uma pegada mais séria do que nos quadrinhos. Se, ao invés de termos o clube dos vilões com temática ofídica, o filme puxar algo mais ligado aos Filhos da Serpente — um grupo de vilões supremacistas da Marvel — essas temáticas de Admirável Mundo Novo podem se encaixar perfeitamente para fazer do longa uma crítica social ao atual momento do mundo.

Foto: Marvel Studios / Canaltech

É importante lembrar que a estreia de Sam Wilson como sucessor de Steve Rogers nos quadrinhos partiu mais ou menos por esse caminho, com histórias que mostravam a rejeição de parte da população a um Capitão América negro e como isso fez o herói encarar desde questões raciais como até enfrentar temas como imigração. Por isso mesmo, é bem possível que algo nessa linha seja levado também para o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês).

Ainda assim, há algumas pontas que ainda seguem soltas. A presença da Sociedade da Serpente é uma delas, já que tudo o que temos em relação ao grupo são imagens de bastidores em baixa resolução. Além disso, a Marvel também confirmou que teremos o retorno de Tim Blake Nelson no elenco no papel de Samuel Sterns, o cientista amigo de Bruce Banner que acabou infectado com radiação gama em O Incrível Hulk. A expectativa é que ele apareça já como o vilão Líder, mas ninguém sabe ainda como ele se encaixa nessa história toda.

Harrison Ford em cena

Deixando a especulação de lado, a imagem divulgada pela Marvel traz também a primeira foto oficial de Harrison Ford como parte do MCU. Embora ainda não esteja caracterizado como General Ross, já está claro o quanto o veterano está integrado na produção.

Além disso, Anthony Mackie compartilhou a publicação em suas redes sociais e aproveitou para comemorar a presença do intérprete de Han Solo. "Quando Harrison Ford te diz como chutar bundas deve ser, você escuta", escreveu o protagonista de Capitão América 4. "Obrigado por toda a sabedoria e risadas, meu amigo".

Capitão América 4 chega aos cinemas no dia 3 de maio de 2024.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade