Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Cidade de Deus': confira os personagens que realmente existiram

O longa recebeu quatro indicações ao Oscar em 2004.

15 out 2023 - 19h31
(atualizado em 16/10/2023 às 16h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: O2 Filmes / Adoro Cinema

'Cidade de Deus' marcou para sempre o imaginário dos brasileiros, assim como o cinema nacional. A narrativa apresentou uma série de personagens complexos e profundos. Buscapé, Bené, Zé Pequeno, Mané Galinha, Cabeleira e outros, são nomes que não passam despercebidos, mesmo 21 anos após a estreia da produção dirigida por Fernando Meirelles e Kátia Lund.

Todos eles têm como base a grande obra literária de Paulo Lins, lançada em 1997. No livro, o autor compartilha sua vivência em uma das maiores favelas do Rio de Janeiro: Cidade de Deus, um bairro da Zona Oeste do município do Rio.

Baseado em fatos reais, e sendo uma denúncia da realidade de uma parcela da população brasileira, é fácil se perguntar se algum dos personagens conhecidos, tanto pela obra literária quanto pelo filme, realmente existiu.

Confira a lista de personagens que de fato são baseados em pessoas que viveram na Cidade de Deus.

Zé Pequeno

Foto: Adoro Cinema

José Eduardo Barreto Conceição, conhecido como Zé Pequeno, foi um dos moradores da cidade que acabou entrando para a criminalidade ainda jovem, quando era conhecido como Dadinho. Como no filme, Dadinho realmente foi chamado para ser vigia em um assalto de um dos motéis da região com um grupo de jovens.

Mas a forma quase psicopata apresentada no filme por sua figura não era verdadeira, segundo relatos de moradores e amigos de Zé Pequeno,…

Leia o artigo em AdoroCinema

Nem 'Central do Brasil', nem 'Cidade de Deus': O filme de maior bilheteria do cinema brasileiro faz parte de uma trilogia

Equipe da série de 'Cidade de Deus' afirma ter sido agredida por policiais militares; entenda o que aconteceu

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo firma parceria com Netflix para premiar longa nacional

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade