David Lynch confirma enfisema pulmonar: 'Nunca vou me aposentar'
Doença que afeta os pulmões foi causada pelos 'muitos anos' de tabagismo, afirma o diretor
O cineasta David Lynch confirmou o diagnóstico de enfisema pulmonar, mas afirmou que não vai se aposentar. A informação foi dada pelo próprio diretor no X (ex-Twitter), nesta segunda, 6, após rumores de que iria parar a carreira para o tratamento.
Lynch afirma que a doença é uma consequência dos cigarros, mas que está há dois anos sem fumar.
O enfisema pulmonar é uma doença degenerativa causada pelo tabagismo e/ou pela ingestão de toxinas presentes no ar poluído. Ela se caracteriza pela destruição do tecido dos pulmões, o que faz com que a pessoa não consiga respirar de forma eficiente.
O enfisema pulmonar não tem cura, mas quanto antes a pessoa descobrir a doença e eliminar o agente causador, seja parando de fumar ou deixando de trabalhar em local de risco de inalação de substâncias tóxicas, maiores as chances de recuperação.
"Passei por exames recentes e a boa notícia é que estou em excelente forma, com exceção do enfisema. Estou cheio de alegria, mas eu nunca vou me aposentar", frisou.
O diretor de Veludo Azul e Twin Peaks afirmou que ama fumar, mas que "pagou o preço" pelos "muitos anos" de tabagismo e agradeceu a preocupação dos fãs. "Meu preço a ser pago foi o enfisema."
Ladies and Gentlemen,
Yes, I have emphysema from my many years of smoking. I have to say that I enjoyed smoking very much, and I do love tobacco - the smell of it, lighting cigarettes on fire, smoking them - but there is a price to pay for this enjoyment, and the price for me is…
— David Lynch (@DAVID_LYNCH) August 5, 2024