Diretor de "Resident Evil" vai adaptar novo game de zumbis
Paul W.S. Anderson fará filme baseado no jogo clássico "The House of the Dead"
Filmografia de videogames
O cineasta Paul W.S. Anderson, conhecido por adaptar os games "Mortal Kombat", "Resident Evil" e "Monster Hunter" para as telas, foi confirmado como roteirista, produtor e diretor de um novo longa baseado em "The House of the Dead", jogo clássico da Sega. Como "Resident Evil", a trama envolve zumbis.
Lançado em 1996 como um jogo de tiro em zumbis, a atração acabou tendo forte influência no cinema. "House of the Dead" foi a primeira obra a dar aos mortos-vivos a habilidade de correr, algo que inspirou filmes como "Extermínio" e "Madrugada dos Mortos" no começo dos anos 2000. Até então, os zumbis caminhavam desajeitadamente nos filmes de George A. Romero e seus imitadores.
"Eu amo o videogame desde os anos 1990", disse Anderson ao site Deadline. "Naquela época, eu era um grande jogador de videogames em fliperamas, que foi como eu encontrei 'Mortal Kombat'. E, praticamente ao mesmo tempo, eu também joguei muito 'House of the Dead'".
Zumbis turbinados
Anderson afirmou que a trama será inspirada na narrativa de "House of the Dead III". "É sobre uma mulher, Lisa Rogan, que está tentando resgatar seu pai. E também é sobre Daniel Curien, que é o filho do homem que causou esse surto mutante em primeiro lugar e que tem que lidar com os pecados do pai", explicou.
O filme será ambientado em uma instalação de pesquisa abandonada, onde os jogadores se deparam com criaturas mortais em um ambiente claustrofóbico. "Vou fazer um filme que espelha o ritmo intenso do jogo", comentou. Segundo ele, a ação seguirá uma estrutura em tempo real, sem distrações com mitologia que possam afastar novos espectadores. "Todos vão mergulhar na ação desde o início", acrescentou, explicando que o público aprenderá sobre os personagens e o enredo rapidamente, "pois eles têm 90 minutos para basicamente escapar da casa mal-assombrada mais extrema em que já estiveram".
No universo de "The House of the Dead", as criaturas são vistas como mutações armadas, e não apenas zumbis tradicionais. Segundo Jeremy Bolt, parceiro de produção de Anderson, o design é inspirado em filmes japoneses como "Tetsuo: The Iron Man", onde tecnologia e carne se fundem, trazendo uma estética única. "O diretor original do videogame, Takashi Oda, foi muito específico e nunca se referiu a eles como zumbis", disse Bolt. "Ele os chamou de criaturas. 'Resident Evil', por exemplo, foi claramente baseado nos filmes de zumbis de Romero. 'House of the Dead' é algo diferente. Eles são mais como mutações armadas, essas figuras incríveis com esteroides que têm motosserras embutidas em seus membros".
"Resident Evil" da Sega
Toru Nakahara, chefe de produção de filmes e TV da Sega, comentou sobre a expectativa com o novo projeto. "Estamos desenvolvendo mais produções para expandir o universo da Sega", afirmou, destacando que a experiência de Anderson com "Resident Evil" traz a credibilidade necessária para adaptar o legado do jogo ao cinema. "Queremos acrescentar um filme de zumbis autêntico ao portfólio de transmedia da Sega", concluiu Nakahara.