Diretor de 'Tár' diz que deve a Tom Cruise o salvamento de seu primeiro filme
Field contou que Harvey Weinstein assumiu o controle do filme e começou a picotá-lo, com o intuito de torná-lo mais dinâmico.
O ator Tom Cruise ('Top Gun: Maverick') ajudou a "salvar" o primeiro filme do cineasta Todd Field ('Tár'), o drama 'Entre Quatro Paredes' (2001), após o filme ter sido adquirido no Festival de Sundance pela Miramax, empresa de Harvey Weinstein.
Na ocasião, Weinstein era conhecido por tirar os filmes do controle dos diretores e realizar inúmeros cortes na sala de edição. E foi exatamente o que aconteceu com 'Entre Quatro Paredes', após sua estreia premiada em Sundance.
Em entrevista à revista The New Yorker, Field contou que o então poderoso produtor hollywoodiano assumiu o controle do filme e começou a picotá-lo, com o intuito de torná-lo mais dinâmico.
E Field, que antes trabalhava como ator, telefonou para o colega Tom Cruise, com quem havia atuado em 'De Olhos Bem Fechados' (1999). "Eu estava chorando no banheiro. Liguei para Tom Cruise e disse: 'Algo terrível aconteceu'", lembrou Field.
Foi então que Cruise lhe deu diversos conselhos para retomar o controle do filme. "Ele basicamente disse: 'É assim que você vai jogar. Vai levar seis meses e você vai vencê-lo, mas você tem que fazer exatamente o que eu vou te dizer para fazer, passo a passo.'"
Cruise, que já havia trabalhado como produtor antes, disse que Field deveria permitir que Weinstein reeditasse o filme, confiando que a nova versão teria um resultado negativo nas exibições-teste. Depois disso, Field deveria usar as críticas positivas que o filme recebeu em Sundance para sugerir que 'Entre Quatro Paredes' fosse lançado em seu formato original.
O diretor seguiu os conselhos à risca e o longa acabou mesmo lançado no seu corte original. Não só isso: 'Entre Quatro Paredes' recebeu cinco indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme.
Além de o ator ter lhe ajudado a salvar o filme, Field também revelou que foi Cruise quem o encorajou a seguir a carreira de diretor.
Ele lançou recentemente o drama 'Tár', estrelado por Cate Blanchett, que está colecionando prêmios, figura em diversas listas de melhores do ano e é um forte candidato ao Oscar desse ano.
Já Harvey Weinstein tem colecionado acusações e condenações por crimes sexuais.