Diretora de "Till" reclama de esnobada no Oscar: "Misoginia com mulheres negras"
A cineasta Chinonye Chukwu, diretora do elogiado "Till - Busca por Justiça", foi em suas redes sociais desabafar sobre a falta de indicações a seu filme no Oscar. Danielle Deadwyler, a protagonista da trama, era uma das grandes apostas para angariar uma indicação na categoria de Melhor Atriz, mas acabou ficando de fora da disputa.
Segundo a diretora, a esnobada a seu filme na premiação é mais um episódio de "misoginia com mulheres negras". "Nós vivemos em um mundo e trabalhamos em uma indústria que é muito comprometida em defender a branquitude", desabafou Chinonye.
Não é a primeira vez que um filme da diretora é ignorado pela Academia. Em 2019, "Clemência" - seu filme de estreia - era um dos mais cotados a conseguir uma indicação na categoria de Melhor Atriz para Alfre Woodard (de "Anabelle"), mas a indicação também acabou não acontecendo.
Mesmo insatisfeita com a falta de reconhecimento da premiação, Chinonye fez questão de deixar uma mensagem positiva sobre o episódio em sua redes sociais: "Eu sempre terei o poder de cultivar minha própria felicidade. E é essa felicidade que continuará sendo minha maior forma de resistência", disparou a artista.
Whoopi Goldberg, atriz e produtora do filme, ecoou a reclamação da falta de indicações de "Till" durante o programa "The View", que ela apresenta na TV americana.
Além de "Till - Busca por Justiça", outro filme com diretora e atrizes negras, "A Mulher Rei", também foi esnobado pelo Oscar 2023. Premiada pela crítica, esperava-se que a obra da diretora Gina Prince-Bythewood figurasse entre os Melhores Filmes e que pelo menos Viola Davis fosse indicada como Melhor Atriz, já que ela está na disputa do prêmio do Sindicato dos Atores dos EUA (SAG Awards).
Nenhuma mulher negra foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz. E nenhuma mulher de qualquer cor apareceu na categoria de Melhor Direção, na lista de indicados revelada nesta terça (24/1) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA.
Entretanto, "A Mulher Rei" está indicado ao BAFTA Awards (o Oscar britânico) de Melhor Direção e Atriz, e "Till" ao BAFTA de Melhor Atriz.