Documentário promete revelar abusos contra Stan Lee, autor da Marvel; veja o trailer
'Stan Lee: The Final Chapter' busca financiamento coletivo para finalização e lançamento; ex-assistente que acompanhou Lee por quatro anos assina o projeto
Os anos finais tumultuados de vida do quadrinista Stan Lee serão tema de um documentário que foi mantido em segredo por anos. O diretor e idealizador do projeto, Jonathan Bolerjack, divulgou um trailer nesta terça-feira, 11, em busca de financiamento coletivo para finalizar e lançar o filme.
O documentário intitulado Stan Lee: The Final Chapter parte de materiais coletados pelo próprio Bolerjack, que acompanhou o lendário quadrinista nos últimos quatro anos de vida do artista. Além de capturar momentos de descontração, o cineasta também presenciou comportamentos suspeitos e as exaustivas participações de Lee em convenções, mesmo com idade avançada.
O trailer conta a história do ícone dos quadrinhos, já na velhice, conduzido por exposições e eventos de fãs mesmo enquanto demonstrava estar exausto. O material não identifica as pessoas envolvidas nas acusações de negligência, mas vale lembrar que, após a morte de Lee em 2018, um de seus ex-empresários, Max Anderson, foi processado pela filha do escritor. Outro, Keya Morgan, foi preso por abuso de idosos, fraude e roubo.
Bolerjack define o documentário como "uma montanha-russa de drama e duplicidade", e a história de como Stan Lee foi parar no meio de um escândalo "tão grande quanto qualquer saga de super-heróis".
O realizador ganhou acesso ao se tornar assistente pessoal do quadrinista, e acabou descobrindo o "mercado próspero" que se formou ao seu redor. Enquanto autógrafos e itens colecionáveis de Stan eram convertidos em pilhas de dinheiro, vendedores e negociantes rivais disputavam para controlar a fortuna proveniente destes itens. Além das convenções, Bolerjack registrou e acompanhou as disputas incansáveis pelo patrimônio e pela curatela de Lee.
Veja abaixo o trailer. O projeto busca financiamento no Kickstarter, e tem uma meta de US$ 300 mil para ser finalizado.