Dolph Lundgren critica refilmagens e cortes de "Aquaman 2"
O ator Dolph Lundgren ("Mercenários 4") não gostou da versão final de "Aquaman 2: O Reino Perdido", que está em cartaz nos cinemas. Para o intérprete do Rei Nereus, o filme era bem melhor antes das refilmagens encomendadas pela Warner, a ponto de considerar incompreensível a necessidade de voltar ao set depois de ver a primeira versão da produção. Para ele, as refilmagens só aconteceram para diminuir o papel de Amber Heard, o que dá credibilidade a rumores sobre os bastidores da produção.
"Acabei de perceber que foi algum tipo de decisão corporativa de tentar limitar a participação de Amber Heard e, como estou interpretando seu pai, fui cortado junto", disse Lundgren ao site Comicbook. "Fiquei desapontado pelo público, porque acho que o roteiro original era ótimo e o corte original — vi um pouco dele - estava muito bom. Então, não vi razão para refilmar e remodelar a história, o que obviamente levou à decepção dos espectadores e não apenas à minha."
A sequência chegou aos cinemas no final de dezembro após campanha dos fãs de Johnny Depp para que Amber fosse cortada da produção, devido à batalha judicial entre ela e o ator, seu ex-marido, envolvendo acusação de abuso doméstico. A Warner Bros. removeu Depp de "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore", após Depp ser derrotado num julgamento na Inglaterra, e os fãs queriam que o estúdio fizesse o mesmo com Heard, já que ela perdeu outro processo nos EUA. Uma petição online alcançou mais de 1,5 milhão de assinaturas.
Embora seu papel tenha sido mantido, durante a produção houve relatos de que ele seria muito diminuído, o que de fato acabou acontecendo. Heard confirmou na Justiça que as versões mais recentes do roteiro reduziram sua participação drasticamente. "Recebi um roteiro e depois novas versões do roteiro que haviam tirado cenas com ação, que retratavam meu personagem e outro personagem — sem dar spoilers — lutando um com o outro, e basicamente retiraram uma grande parte do meu papel."
Fora do tribunal, a atriz foi mais comedida sobre a situação e não comentou os cortes durante a estreia - que ela não foi convidada a divulgar. Ela preferiu agradecer aos fãs nas redes sociais e silenciar sobre a equipe de produção. "Depois de todo esse tempo, 'Aquaman 2' fez seu 'splash' (desculpe, é muito fácil)", ela escreveu no Instagram, junto com uma série de fotos do set do filme. "Obrigada a todos os meus fãs pelo apoio avassalador e amor no retorno de Mera em AQ. Muito obrigada."
O diretor James Wan deu outra versão para a diminuição do papel da atriz. "Eu sempre apresentei isso a todos desde o início. O primeiro 'Aquaman' foi a jornada de Arthur (Jason Mamoa) e Mera (Heard). O segundo filme sempre seria sobre Arthur e Orm (Patrick Wilson)", ele afirmou à revista Entertainment Weekly. "Então, o primeiro foi um filme de ação-aventura romântico, o segundo é um filme de ação-aventura de 'bromance'. Vamos deixar assim."