PUBLICIDADE

'Duna: Parte 2' bate recorde de bilheteria em estreia nos Estados Unidos; veja os números

Continuação de 'Duna' supera expectativas e marca a melhor estreia do ano na América do Norte

3 mar 2024 - 20h33
(atualizado em 4/3/2024 às 10h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/Warner Bros / Pipoca Moderna

'Duna: Parte 2' teve uma estreia de US$ 81,5 milhões na América do Norte neste fim de semana, o dobro da bilheteria primeiro filme e a maior abertura de 2024 até o momento. O recorde é uma grande vitória para a Warner Bros. e a Legendary na ampliação do público para sua franquia, que ainda terá um terceiro filme do mesmo diretor, Denis Velleneuve.

O sucesso da continuação é ainda maior no exterior, onde abriu com US$ 97 milhões em 71 países. Assim, o início global da ficção científica grandiosa foi de US$ 178,5 milhões. E isto porque o filme ainda não estreou na China, segundo maior mercado mundial de cinema, o que só vai acontecer no próximo fim de semana.

As salas IMAX contribuíram consideravelmente para o sucesso do filme, responsáveis por US$ 32,2 milhões do total arrecadado globalmente, ou seja, 18% do total. Em dez mercados, 'Duna: Parte 2' marcou a maior abertura de todos os tempos para a IMAX, destacando a preferência do público pelo formato premium, uma tendência também observada no primeiro filme da franquia.

Nos últimos dias, a Warner Bros. tentou gerenciar as expectativas e sugeriu que 'Duna: Parte 2' estrearia na faixa entre US$ 72 milhões e US$ 75 milhões. No entanto, o filme superou a meta e ainda agradou público e crítica.

A produção atingiu pontuação A no CinemaScore, a pesquisa feita na saída dos cinemas dos Estados Unidos, e conquistou críticas estelares, com 94% de aprovação na avaliação do Rotten Tomatoes, agregador de resenhas da imprensa anglófona (EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, etc).

Com o sucesso da sequência, a Warner deve investir mais no projeto para concluir a trilogia com "Duna: Messias", além de uma série derivada, "Duna: Profecia", prevista para estrear na plataforma Max ainda neste ano.

O resto do Top 5

Mesmo com o impacto de 'Duna: Parte 2', a cinebiografia 'Bob Marley: One Love', da Paramount, demonstrou resiliência ao registrar uma queda modesta de 45% em sua segunda semana, arrecadando US$ 7,4 milhões. O filme sobre a vida da lenda do reggae já soma um total doméstico de US$ 82,8 milhões, com performances fortes tanto nos Estados Unidos quanto no mercado internacional, onde acumulou US$ 63,3 milhões, alcançando um total global de US$ 146,1 milhões.

O drama inspirador de Hilary Swank, 'Ordinary Angels', manteve o 3º lugar de sua estreia na semana passada, arrecadando US$ 3,8 milhões. Com isso, elevou seu total doméstico para US$ 12,6 milhões em dez dias. Demonstrando a força contínua do cinema de temática religiosa, uma compilação de episódios da 4ª temporada de 'The Chosen' entrou em 4º lugar, com US$ 3,15 milhões durante o fim de semana -- e chegando a US$ 23 milhões.

'Madame Teia' completa o Top 5 com uma performance discreta, arrecadando apenas US$ 2 milhões. O filme de super-heroínas foi um fiasco doméstico, com uma arrecadação de US$ 44 milhões até o momento. Em todo o mundo, o faturamento está em US$ 91 milhões, após três fins de semana em cartaz. O valor representa um grande prejuízo para a Sony, que investiu mais de US$ 200 milhões em sua produção -- sem contar despesas de P&A (divulgação e publicidade).

Fora do Top 10, no cinema independente, o filme 'Pobres Criaturas', que disputa o Oscar em 10 de março, alcançou a marca impressionante de US$ 100 milhões na bilheteria mundial, um feito notável para produções do circuito artístico. Seu total é de US$ 104,6 milhões, incluindo US$ 33,6 milhões nos Estados Unidos e US$ 71 milhões no mercado internacional.

Trailers

Confira abaixo os trailers dos 5 filmes mais vistos nos EUA e Canadá no fim de semana.

 

1 | DUNA: PARTE 2

 

2 | BOB MARLEY - ONE LOVE

 

3 | ORDINARY ANGELS

 

4 | THE CHOSEN 4

 

5 | MADAME TEIA

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade