Essas 4 princesas da Disney não tiveram príncipes nos filmes
Elas não são mais as donzelas em perigo.
As personagens femininas geralmente são construídas sob um discurso patriarcal que classifica as mulheres em papéis sociais com padrões irreais. Algo em particular acontece com as princesas da Disney, já que seu objetivo na vida é ser amada, casar e constituir uma linda família. O sonho perfeito, ou é nisso que aqueles de nós que cresceram com essas histórias foram levados a acreditar, onde as mulheres devem esperar por seu príncipe perfeito e sacrificar tudo por eles. Esse padrão é repetido em 'Branca de Neve', 'Cinderela', 'A Bela Adormecida', 'A Pequena Sereia', 'A Bela e a Fera'... e a lista continua.
A Disney nos apresentou mulheres perfeitamente irreais com altos padrões de beleza e, embora a maioria delas enfrente um vilão, elas geralmente são protegidas por um homem que as amará por toda a eternidade. Mesmo assim, tivemos algumas exceções, como a Mulan, uma mulher forte e corajosa, que por sinal, teve que se disfarçar de homem para defender a honra de sua família e conquistar o respeito de seu povo. Mas até ela teve sua paixão, o general Li Shang, que para muitos pode ser um dos primeiros personagens bissexuais da Disney.
Com o tempo, a empresa optou por outra classe de narrativas que reivindicam suas personagens femininas, que também inclui princesas. Aliás, alguns live-actions sofreram algumas modificações, o exemplo mais recente é 'A Pequena Sereia', de Halle Bailey, onde mudaram algumas letras das músicas originais que promoviam atitudes machistas. Claro que ainda há um…