PUBLICIDADE

Esta ficção científica acertou previsões e é considerada uma obra-prima

Clive Owen, Michael Caine, Julianne Moore e grande elenco compõem o longa-metragem.

28 jul 2023 - 15h17
(atualizado às 16h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução / Adoro Cinema

Quando a ficção científica distópica 'Filhos da Esperança' chegou aos cinemas há quinze anos, o cineasta Alfonso Cuarón viu a obra como um aviso sobre o futuro. Lançado cinco anos após o 11 de setembro, o filme imaginou uma sociedade em ruínas, chocada pelo terrorismo, devastada pela guerra, dominada pela xenofobia e manchada por abusos dos direitos humanos.

Na trama, não se sabe o motivo, mas as mulheres não conseguem mais engravidar. O mais novo ser humano morreu aos 18 anos e a humanidade discute seriamente a possibilidade de extinção. Theodore Faron (Clive Owen), um ex-ativista desiludido que se tornou um burocrata e vive em um mundo arrasado pela violência, é então procurado pela ex-esposa, Julian (Julianne Moore), sendo apresentado a uma jovem que misteriosamente está grávida. Assim, eles passam a protegê-la a qualquer custo, acreditando que a criança por vir seja a salvação da humanidade.

Para se ter ideia, 'Children of Men' (no original) foi indicado a três categorias do Oscar em 2007. Visualmente impecável, a produção se destacou por apresentar alguns debates que ainda hoje ressoam em nossa sociedade. Em entrevista para a NBC há alguns anos, David Arata, coroteirista do longa, afirmou:

Achamos que o filme era um conto preventivo. Mas agora, eu acho que o público [contemporâneo] está dizendo: 'Não é um conto preventivo. Ele está acontecendo nos Estados Unidos'.

Ambientada em uma Londres de 2027, Filhos da Esperança também antecipou alguns detalhes import…

Leia o artigo em AdoroCinema

No streaming: Um grande filme de ficção científica TÃO confuso que você vai precisar (e querer) assistir de novo

Todos esses filmes de ficção científica fazem parte do mesmo universo conectado, mas talvez você não tenha se dado conta disso

A maior surpresa de ficção científica do ano: Um diretor mestre lança série ultrassecreta - não está em nenhum serviço de streaming

Esse filme de ficção científica alertou sobre o que os atores enfrentariam com a IA há quase 10 anos

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade