Este filme de Spielberg faz parte de uma trilogia de obras-primas
'O Terminal' é um dos trabalhos mais subestimados do diretor.
Quando a maioria das pessoas ouve o nome Steven Spielberg, provavelmente pensa em filmes como 'Tubarão', 'Caçadores da Arca Perdida' e 'Jurassic Park'. Ele está no cinema desde a década de 1970, fazendo um grande sucesso de bilheteria após o outro. Ainda assim, nem todos os seus filmes se tornaram clássicos imortais.
Um desses filmes é 'O Terminal', que é frequentemente apontado como um fracasso de público e, quando se trata das grandes obras de Spielberg, a trágica comédia romântica estrelada por Tom Hanks e Catherine Zeta-Jones raramente aparece. Mas há um filme muito especial escondido aqui, especialmente no contexto da obra de Spielberg.
'O Terminal': Tom Hanks fica preso em um aeroporto e se apaixona por Catherine Zeta-Jones
A história de 'O Terminal' gira em torno de um homem chamado Viktor Navorski (Tom Hanks) que vem do país fictício da Europa Oriental, a Cracóvia, e fica preso no aeroporto JFK de Nova York. O motivo: seu passaporte é inválido porque os EUA não reconhecem mais diplomaticamente seu país de origem, que é assolado por guerras civis.
Viktor não pode entrar nos EUA nem reservar um voo de volta. Ele fica preso no aeroporto e, aos poucos, o transforma em um lar alternativo. O mundo inteiro em um único prédio: Viktor até se apaixona! Mas a comissária de bordo Amelia Warren (Catherine Zeta-Jones) não retribui seus sentimentos no início.
'O Terminal' vem com uma encenação leve, encontra muitos elementos cômicos na tragédia de Viktor e, por longos trechos, parece um dos inúmeros RomComs que chegaram ao cinema nos anos 1990 e 2000. Por último, mas não menos importante, Hanks, um dos maiores astros do gênero ('Sintonia de Amor', 'Mens@gem Para Você'), está no elenco...