Este filme de viagem no tempo mostra as consequências de mudar o passado
Lançado em 2004, longa é estrelado por Ashton Kutcher e ganhou duas sequências.
Viagem no tempo sempre foi um assunto tremendamente atraente no cinema. 'De Volta para o Futuro' a 'Vingadores: Ultimato', esse aspecto da ficção científica serviu para desenvolver inúmeros filmes. Hoje queremos falar sobre um que estreou em 2004 e tinha Ashton Kutcher como protagonista.
Sempre esquecemos que ele existe, mas 'Efeito Borboleta' foi o longa que realmente nos ensinou as consequências de mudar o passado. Dirigido por Eric Bress e J. Mackye Gruber, a trama acompanha Evan Treborn, um jovem com uma infância muito dramática que descobre ser capaz de viajar no tempo. Seu objetivo é salvar sua amiga Kayleigh Miller (Amy Smart), que comete suicídio em sua linha do tempo original. Porém, toda vez que ele faz algo novo no passado, o presente muda – e geralmente para pior.
'Efeito Borboleta' arrecadou mais de US$ 96 milhões mundo afora, para um orçamento de US$ 13 milhões. Além de Kutcher e Smart, o elenco incluía Elden Henson, Melora Walters e Eric Stoltz.
A obra é mais um exemplo de como a crítica e o público podem estar dessintonizados. A imprensa especializada massacrou 'Efeito Borboleta', chegando a apenas 34% de aprovação no Rotten Tomatoes. A pontuação dos espectadores, por sua vez, é de 81%. Os críticos disseram que, embora "a premissa seja intrigante", o filme não passa de um thriller "exagerado e de mau gosto".
'Loki': Por que a viagem no tempo dos 'Vingadores' não quebrou o Multiverso da Marvel?