Estreias da semana: 'Meninas Malvadas' e 'Beekeeper' são as principais novidades no cinema; veja a lista
Brasileiro 'Chama a Bebel' e premiado 'Os Rejeitados' também chegam ao circuito.
A maior estreia de cinema da semana é 'Beekeeper - Rede de Vingança', filme de ação estrelado por Jason Statham, que chega em quase 800 salas. A comédia musical 'Meninas Malvadas' ocupa metade desse circuito, exibida em 400 telas. Com um pouco menos de exposição, o drama adolescente brasileiro 'Chama a Bebel' também abre em amplo circuito, deixando 'Os Rejeitados', premiado com dois Globos de Ouro e prestes a ser indicado ao Oscar, em poucas salas do circuito limitado. Confira abaixo mais detalhes dos lançamentos desta quinta (11).
MENINAS MALVADAS
O remake acompanha Angourie Rice ('Homem-Aranha: Sem Volta para Casa') no papel de Cady, uma jovem recém-chegada numa nova high school, onde se depara com uma profusão de grupinhos distintos e o domínio das Plásticas, as meninas mais invejadas, comandadas pela cruel Regina George - agora vivida por Reneé Rapp ('A Vida Sexual das Universitárias'). A líder das populares do colégio segue paparicada por suas amigas Gretchen (Bebe Wood, de "Com Amor, Victor") e Karen (Avantika, de 'De Volta ao Baile') mandando em tudo e em todos.
Sentindo-se isolada, a novata é acolhida por Janis (Auli'i Cravalho, de 'Crush'), supostamente a garota alternativa da turma, e o gay Damian (o cantor Jaquel Spivey), que a convencem a se infiltrar no grupo das Plásticas para saber todos os podres que elas escondem. Só que, em meio a sua transformação numa falsa Plástica, Cady se apaixona pelo gato da classe, Aaron Samuels (Christopher Briney, de 'O Verão que Mudou Minha Vida'), e logo passa a agir como uma verdadeira Plástica.
No resumo, é a mesma história que os fãs conhecem, com direito a frases decoradas. Mas os esforços para inovar muitas vezes prejudicam a tentativa de se manter fiel à obra original, com uso excessivo de elementos modernos de narração e estilos visuais que refletem as tendências atuais de mídia social.
O remake tem roteiro de Tina Fey, que escreveu o filme de 2004 e também volta a aparecer no elenco como uma das professoras da turma. Além dela, o ator Tim Meadows ('O Halloween de Hubie') reprisa o papel do diretor da escola. No elenco "adulto", as novidades são as participações de Jon Hamm ('Mad Men') como professor de educação física, Busy Philipps ('As Branquelas') como mãe de Regina George e Jenna Fischer ('The Office') como a mãe de Cady.
A performance de Reneé Rapp como Regina George se destaca, trazendo uma presença poderosa e carismática que domina as cenas. Entretanto, a personagem mais revitalizada é Janis, que desempenha um papel mais central na narrativa. Promovendo feminismo e inclusão com a mesma verve de "Barbie", ela se destaca tanto nas cenas dramáticas quanto nas performances musicais pelo talento de sua intérprete, Auli'i Cravalho, que estreou nas telas dublando a voz e as canções de 'Moana'.
A direção está a cargo dos novatos Arturo Perez e Samantha Jayne (ambos da série 'Quarter Life Poetry').
O novo filme de David Ayer ('Esquadrão Suicida') é um thriller de ação à moda antiga. Herdeiro do gênero, Jason Statham ('Mercenários 4') interpreta Adam Clay, um apicultor que, sob uma fachada tranquila, esconde habilidades letais e um passado enigmático. A trama se desenrola quando Eloise (Phylicia Rashad, de 'Creed'), uma figura materna para Clay, comete suicídio após ser vítima de um golpe eletrônico de phishing. Este evento desencadeia uma jornada de vingança, onde o protagonista busca fazer justiça com as próprias mãos.
Escrito por Kurt Wimmer (também de Mercenários 4'), o filme apresenta cenas de luta intensas, marcadas pelo estilo físico e implacável de Statham, reminiscentes dos heróis de ação clássicos. Como personagem típico do gênero, Clay é na verdade um agente de operações secretas aposentado, que usa todas as suas habilidades para confrontar a rede de phishing, liderada pelo vilão vivido por Josh Hutcherson ('Five Nights at Freddy's'). Essa rede é retratada como um empreendimento glamouroso, gerenciado a partir de um centro de controle tecnologicamente avançado e repleto de subordinados inescrupulosos.
Em um ponto crítico da história, Clay/Statham invade a base de operações de um dos principais cúmplices de Derek/Hutcherson com o objetivo explícito de destruí-la. A tensão escala à medida que se revela a verdadeira natureza do herói: um 'Beekeeper' (apicultor), termo que também se refere a um agente de elite treinado para proteger a sociedade de ameaças diversas. Este aspecto dá um novo significado à sua ocupação como apicultor. A vingança de Clay não se limita apenas a retribuir a morte de Eloise, mas também a desmantelar toda a operação criminosa, reafirmando seu compromisso de "proteger a colmeia", uma metáfora para a sociedade e os inocentes ameaçados.
O elenco é complementado por Emmy Raver-Lampman ('The Umbrella Academy'), que interpreta uma agente do FBI, Minnie Driver ('Speechless'), em uma participação como uma alta executiva da CIA, e Jeremy Irons ('Watchmen') como um ex-diretor da CIA, que se revele um antagonista complexo.
Embora a trama siga uma linha previsível, ela se mantém fiel ao estilo das produções dos anos 1990, proporcionando entretenimento e uma dose de nostalgia para os fãs desse tipo de filme.
OS REJEITADOS
Entre os alunos, destaca-se Angus Tully, interpretado por Dominic Sessa, um jovem inteligente, mas problemático, que se torna o último a permanecer no colégio, com Mary Lamb, a cozinheira da escola, interpretada por Da'Vine Joy Randolph, que está de luto pela morte do filho no Vietnã. A trama explora as tensões e a evolução do relacionamento entre Paul, Angus e Mary, abordando temas como solidão e perda, bem como a complexidade das relações entre professores e alunos.
O filme é marcado por atuações intensas, especialmente de Giamatti e Da'Vine, ambos premiados no fim de semana no Globo de Ouro. A colaboração entre Giamatti e Payne ainda representa um reencontro significativo na indústria cinematográfica. Eles trabalharam juntos anteriormente no aclamado filme 'Sideways', lançado em 2004, que rendeu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado para o cineasta. Em 'Os Rejeitados', a habilidade de Payne em criar narrativas profundamente humanas e a capacidade de Giamatti de retratar personagens complexos e emocionalmente ricos se unem novamente para oferecer um olhar introspectivo sobre os desafios e as nuances da experiência humana.
CHAMA A BEBEL
O drama do cineasta gaúcho Paulo Nascimento aborda questões de diversidade, superação e meio ambiente. A trama acompanha Bebel, uma garota cadeirante interpretada por Giulia Benite (a Monica dos filmes da 'Turma da Mônica'), que se muda para uma cidade maior para continuar seus estudos. Lá, ela enfrenta desafios em um novo ambiente, enfrenta bullying e torna-se uma líder ambiental na escola, inspirando-se em Greta Thunberg.
O filme foca a jornada da protagonista, destacando sua luta contra práticas insustentáveis e a produção excessiva de lixo na escola. Bebel inova ao criar um biodigestor para converter lixo orgânico em energia, mas com isso desafia um poderoso empresário local.
O projeto traz Flor Gil, filha de 15 anos de Preta Gil, em seu primeiro papel no cinema. Além dela, o elenco jovem também destaca a cantora Sofia Cordeiro (ex-'The Voice Kids') como Rox, a antagonista, que vive a menina malvada da escola. Já o elenco adulto inclui José Rubens Chachá ('O Rei da TV'), Flavia Garrafa ('Diários de Intercâmbio') e Larissa Maciel, entre outros.
PRAIA DA SAUDADE
O documentário foca a Praia de Atafona (região de Campos de Goytacazes) que está sendo engolida pelo mar. Ao mesmo tempo em que mostra as mudanças climáticas no Brasil, também aborda o genocídio dos povos originários Goytacazes. Narrado por Sonia Guajajara e Sidarta Ribeiro, o filme tem direção de Sinai Sganzerla ('O Desmonte do Monte'), filha do cineasta Rogério Sganzerla e da atriz Helena Ignez.