Estreias do streaming | Série de 'Cidade de Deus', 'De Volta aos 15' e as principais novidades da semana
Programação cheia de destaques nacionais ainda inclui nova série de Julianna Paes e o reencontro de Maisa e Larissa Manoela
O Top 10 de lançamentos do streaming da semana destaca três séries nacionais, a começar pela aguardada produção derivada de "Cidade de Deus". As outras duas são "Vidas Bandidas", nova atração de Julianna Paes, e a 3ª temporada de "De Volta aos 15" com o reencontro de Maisa e Larissa Manoela, em seu primeiro trabalho conjunto desde o fim de "Carrossel". A lista também tem dois k-drama: a volta do elogiado "Pachinko" e a estreia de "Quando Ninguém Vê" com a atriz principal de "Sweet Home". E ainda há uma minissérie britânica baseada num clássico da sci-fi. Já os filmes são quatro títulos que estiveram recentemente no cinema, incluindo o blockbuster "Meu Malvado Favorito 4" que, por sinal, ainda está em cartaz.
Assine Amazon Prime e os primeiros 30 dias são pagos pelo Terra
SÉRIES
CIDADE DE DEUS: A LUTA NÃO PARA | MAX
A continuação de seis episódios é passada 20 anos após os eventos do longa de Fernando Meirelles. A história traz Alexandre Rodrigues reprisando seu papel como Buscapé, agora no começo dos anos 2000, como um fotógrafo profissional interessado nos conflitos do violento bairro carioca. O elenco também inclui a volta de Roberta Rodrigues como Berenice, Edson Oliveira como Barbantinho e Thiago Martins como Bradock, o líder dos pivetes que detonaram Zé Pequeno. Entre as novidades, os principais destaques são Andréia Horta ("Elis") e Marcos Palmeira ("Renascer"). Ela viverá Jerusa, uma advogada perigosa, manipuladora e destemida, enquanto ele interpretará Genivaldo Curió, o líder carismático que controla o tráfico na Cidade de Deus.
Escrita pelo cineasta Sérgio Machado ("O Rio do Desejo"), a série tem direção de Aly Muritiba ("Deserto Particular") e Bruno Costa ("Mirador"). Estreia domingo (25/8)
VIDAS BANDIDAS | DISNEY+
A segunda série de streaming consecutiva estrelada por Juliana Paes ("Pedaço de Mim") após deixar a exclusividade da Globo acompanha uma quadrilha de assaltantes no Rio de Janeiro. A trama, com quatro episódios, segue Raimundo (Thomás Aquino, de "Os Outros") e Serginho (Rodrigo Simas, de "Renascer"), parceiros no crime que trabalham para Bruna, interpretada por Juliana Paes. O grupo foca em assaltar turistas ricos na cidade. Enquanto Serginho se mantém como um bandido malandro, Raimundo deseja deixar os crimes para trás e começar nova vida com sua namorada. Contudo, ele aceita realizar um último trabalho a pedido de Serginho: o assalto a um iate de luxo, onde acontecem jogos de um cassino clandestino. O detalhe é que o iate é de Bruna, sua própria chefe.
O plano, porém, dá errado de maneira trágica. Durante a execução do assalto, Serginho mata a irmã de Bruna acidentalmente e abandona Raimundo, que acaba preso e condenado. Na prisão, Raimundo alimenta um desejo de vingança contra seu ex-parceiro.
A série tem direção geral de Gustavo Bonafé ("Carcereiros"), que também escreveu o roteiro em parceria com Rubens Marinelli ("3%"), Walter Daguerre ("Sob Pressão") e Gabrielle Siqueira ("Aruanas"), baseando-se numa ideia original dos argentinos Mariano Cohn e Gastón Duprat (ambos de "O Cidadão Ilustre" e "Concorrência Oficial"). O elenco ainda inclui Larissa Nunes ("Arcanjo Renegado"), Maria Bopp ("Me Chama de Bruna"), Tatsu Carvalho ("Cidade Invisível"), Larissa Bocchino ("Onde Está Meu Coração"), Larissa Bracher ("Bom Dia, Verônica") e Murilo Sampaio ("Aruanas").
Recentemente, Juliana Paes também foi destaque na série "Pedaço de Mim", lançada em julho pela Netflix. A produção brasileira rapidamente se tornou um dos títulos mais assistidos da plataforma em vários países. O sucesso fora da Globo acendeu o alerta na emissora, que quis trazer a atriz de volta às novelas. Sua última aparição foi nos primeiros capítulos de "Renascer", atualmente exibida às 21h, e a Globo estaria em negociações para o retorno da personagem Jacutinga, vivida por Juliana, na reta final da atração, mas a atriz disse "não". "Vidas Bandidas" estreia nesta quarta (21/8).
DE VOLTA AOS 15 3 | NETFLIX
Os novos episódios revelam a vida universitária de Anita (Maisa Silva) e a chegada da nova personagem de Larissa Manoela. Para os fãs das duas atrizes, trata-se de um "De Volta aos 10", uma vez que Maisa e Larissa não trabalhavam juntas desde seus dias de "Carrossel".
Inspirada no livro de Bruna Vieira, a série segue Anita, uma mulher de 30 anos (vivida por Camila Queiroz) descontente com sua vida atual, que após encontrar seu antigo vlog retorna magicamente aos 15 anos (como Maisa Silva) e tenta consertar seus erros passados. Entretanto, essa jornada temporal não se mostra fácil. Na 3ª temporada, após tentar deletar seu vlog, Anita é levada novamente ao passado. Só que agora ela não volta como uma adolescente do colegial em 2006, mas sim como uma caloura universitária de 18 anos no ano de 2009. Além de encarar a vida na faculdade - com direito à festas em sua república - , ela descobre que tem mais alguém viajando no tempo e ditando as regras do jogo, podendo mudar os rumos de sua história. Com isso, ela precisa descobrir quem está por trás dos novos saltos temporais que a arrastam ao passado, demonstrando suspeitas de todos os amigos.
A série, que também inclui Klara Castanho, Caio Cabral, Pedro Ottoni e João Guilherme, retorna com novos capítulos nesta quarta (21/8).
PACHINKO 2 | APPLE TV+
O drama multigeracional sobre integrantes de uma família coreana retorna para a 2ª temporada após aclamação crítica (98% de aprovação no Rotten Tomatoes) e continua a chamar atenção por suas imagens belíssimas, que reforçam a ambição e a amplitude de sua trama.
Falada em três idiomas, "Pachinko" é baseada no romance homônimo de Min Jin Lee sobre três gerações de imigrantes coreanos no século 20. Como pano de fundo, há uma história de amor proibido, com perdas e acertos de contas, que atravessa décadas, guerras e paz como uma legítima saga épica, acompanhando a protagonista Sunja entre a Coréia, o Japão e os EUA. Os novos capítulos continuam a história em dois períodos distintos: 1945 em Osaka, quando a protagonista precisa tomar decisões perigosas para a sobrevivência de sua família durante a 2ª Guerra Mundial, e 1989 em Tóquio, onde seu neto lida com problemas financeiros e de identidade.
Concebida, escrita e produzida por Soo Hugh (criadora da série de terror "The Whispers"), a produção destaca as atrizes Minha Kim, Yu-na Jeon e Youn Yuh Jung (vendedora do Oscar pelo filme "Minari: Em Busca da Felicidade") que interpretam a personagem principal em três fases distintas da história, e ainda traz em seu elenco Soji Arai ("O Sabor de uma Paixão"), Jin Ha ("Devs"), Lee Min-ho ("Lutador Misterioso"), Kaho Minami ("Oh Lucy!"), Steve Sanghyun Noh ("Sense8"), Anna Sawai ("Velozes & Furiosos 9") e Jimmi Simpson ("Westworld"), entre outros. Estreia na sexta (23/8).
QUANDO NINGUÉM VÊ | NETFLIX
O novo K-drama da Netflix volta a trazer a atriz Ko Min-si (estrela de "Sweet Home") em papel de destaque. Ela vive uma hóspede indesejada e desequilibrada num hotel de campo, capaz de atitudes violentas e surtos sem maiores avisos. Sua presença rapidamente inquieta o proprietário da pensão (interpretado por Kim Yun-seok, de "O Caçador"), que tenta desvendar os motivos e a identidade da visitante. Mas ela provoca com uma questão familiar: "Se uma árvore cai na floresta e ninguém está por perto para ouvi-la, ela ainda faz barulho?"
A produção marca a estreia na Netflix do diretor Mo Wan Il, responsável pelo sucesso "O Mundo dos Casados", e conta com um elenco de destaque, incluindo ainda Yoon Kye-sang ("Os Fora da Lei"), Lee Jung-eun ("Parasita") e Park Chan-yeol, integrante da boy band EXO. Estreia na sexta (23/8).
O MISTÉRIO DE MIDWICH | GLOBOPLAY
A sci-fi britânica é uma nova adaptação do romance de John Wyndham, publicado em 1957, que já rendeu dois filmes: "A Aldeia dos Amaldiçoados" (1960) e o remake de John Carpenter, "A Cidade dos Amaldiçoados" (1995). A trama se passa em uma pequena cidade chamada Midwich, onde um fenômeno misterioso faz com que todos os habitantes desmaiem temporariamente. Após o evento, as mulheres da cidade descobrem que estão grávidas, dando à luz a crianças que possuem habilidades sobrenaturais e um comportamento sinistro. Ao contrário dos filmes clássicos, porém, as crianças não têm cabelos loiros e olhos brilhantes, imagem que se tornou icônica no cinema. O elenco é diversificado, mas o penteado com franjas ao estilo dos anos 1960 permaneceu intocado.
O romance de Wyndham é considerado um clássico da ficção científica e explora temas de medo coletivo, controle social e a natureza do mal, mantendo uma atmosfera de suspense e mistério. A nova adaptação é assinada por David Farr, criador das séries "O Gerente da Noite" (The Night Manager) e "Hanna". O elenco principal inclui Keeley Hawes ("It's a Sin"), Max Beesley ("Magnatas do Crime"), Synnøve Karlsen ("Noite Passada em Soho"), Aisling Loftus ("A Descoberta das Bruxas"), Ukweli Roach ("Blindspot") e Lara Rossi ("Deu a Louca nos Nazis 2"). Estreia na sexta (23/8).
FILMES
MEU MALVADO FAVORITO 4 | VOD*
O sexto filme da franquia animada (contando dois "Minions") mostra que a família de Gru cresceu, com o nascimento de seu filho com Lucy. Entretanto, suas preocupações com a segurança de todos também aumentaram, já que seu maior inimigo escapou da prisão com planos de vingança. Por conta disso, o ex-vilão e sua família recebem novas identidades e precisam se adaptar à vida comum nos subúrbios. Mas o enredo gera mais cenas de ação do que de sitcom, graças à transformação dos minions em superminions, numa experiência secreta para ajudar Gru em seu novo desafio. Para os adultos, o melhor seria outra opção, mas as crianças ganham novas opções de bonecos de minions para pedir aos pais.
O estúdio Illumination continua à frente da produção e também confirmou o retorno de todo o elenco de vozes originais, que inclui Steve Carell como Gru, Kristen Wiig como Lucy, Miranda Cosgrove como a pequena Margo e o diretor Pierre Coffin como os vários Minions. Coffin, porém, não comanda o novo filme. A função cabe a seu parceiro nos dois primeiros longas, Chris Renaud, que retorna para a quarta parte com o codiretor Patrick Delage, estreante na função, mas animador principal dos longas iniciais de Gru.
O roteiro, por sua vez, foi escrito por Mike White, que chega na franquia após lançar com muito sucesso a série "The White Lotus" na HBO Max. Ele também escreveu a popular Sessão da Tarde "Escola de Rock", além de "Patos!", novo longa animado do estúdio, que acaba de chegar ao streaming. As novidades do elenco de dublagem incluem Will Ferrell ("Barbie") como o vilão Maxine le Mal e Sofia Vergara ("Griselda") como sua namorada femme fatale Valentina.
No Brasil, Gru e Lucy seguem sendo dublados por Leandro Hassum e Maria Clara Gueiros. Estreia em streaming na quinta (22/8), com o filme ainda em cartaz nos cinemas e no Top 5 das bilheterias nacionais.
UM LUGAR SILENCIOSO: DIA UM | VOD*
A prequel da franquia "Um Lugar Silencioso" mostra o primeiro dia da invasão alienígena na Terra. A ação se passa em meio à invasão das criaturas em Nova York, provocando pânico, caos, gritaria e muito barulho. E os monstros, como se sabe, reagem ao barulho.
Escrito por John Krasinski e Bryan Woods, respectivamente diretor/astro e roteirista dos primeiros filmes, o novo título desta vez é dirigida por Michael Sarnoski, que ganhou projeção com o drama indie "Pig: A Vingança", estrelado por Nicolas Cage em 2021. A protagonista é Lupita Nyong'o ("Pantera Negra"), como uma sem-teto que luta para sobreviver aos ataques. Em sua fuga das ruas em caos, ela encontra Djimon Hounsou ("Shazam"), que volta ao seu papel de "Um Lugar Silencioso: Parte II", além de Joseph Quinn ("Stranger Things") e Alex Wolff ("Oppenheimer"). Estreia nesta quarta (21/8).
FÚRIA PRIMITIVA | PRIME VIDEO
A estreia impressionante do ator Dev Patel ("Quem Quer Ser um Milionário?") na direção é um thriller de vingança cheio de adrenalina e confrontos intensos. No estilo das lutas insanas de "John Wick", a trama se passa na Índia e traz inspirações da mitologia hindu, especialmente na figura de Hanuman, símbolo de devoção, força e coragem.
Além de dirigir, Patel estrela a produção no papel de "Kid", um jovem que sobrevive participando de um clube de luta clandestino, onde é constantemente derrotado enquanto usa uma máscara de gorila. Conforme cresce movido por uma raiva profunda, ele inicia uma jornada de vingança contra os líderes corruptos responsáveis pela morte de sua mãe e pela exploração contínua dos mais desfavorecidos.
Embora o filme seja um thriller de ação, ele utiliza o pano de fundo da sociedade indiana onde o sistema de castas historicamente estratificado influencia as dinâmicas sociais e econômicas. "Kid", como um personagem marginalizado, é representativo dos muitos que se encontram nas camadas inferiores deste sistema, lutando por sobrevivência em condições adversas. Sua participação em lutas clandestinas e sua vida nas sombras da sociedade são simbólicas das limitações impostas por sua posição social. A injustiça que ele enfrenta e sua subsequente busca por vingança são amplificadas pelo contexto desse sistema, contra manifestações do abuso de poder e privilégio que perpetuam a desigualdade e a exploração.
A inspiração na figura de Hanuman, um herói divino conhecido por sua força e coragem, serve como um símbolo de resistência e empoderamento contra as adversidades impostas pelo sistema. Ele é uma das figuras mais importantes e veneradas no panteão hindu, conhecido por sua devoção inabalável ao deus Rama, conforme narrado no épico "Ramayana". Hanuman é frequentemente descrito como tendo o rosto de um macaco e um corpo forte. No longa, Patel lança mão desse simbolismo para agir como um John Wick hindu.
O elenco ainda inclui Sharlto Copley ("Distrito 9"), Pitobash ("Um Conto Indiano"), Vipin Sharma ("Atentado ao Hotel Taj Mahal"), Ashwini Kalsekar ("Assassinato às Cegas"), Adithi Kalkunte ("Atentado ao Hotel Taj Mahal"), Sikandar Kher ("Aarya"), Makarand Deshpande ("RRR") e a estrela de Bollywood Sobhita Dhulipala ("Felizes para Sempre") em sua estreia em Hollywood.
Patel também co-roteirizou o filme, que foi produzido por Jordan Peele, o diretor de "Corra!". Por sinal, "Fúria Primitiva" foi inicialmente planejado para um lançamento exclusivo na Netflix, mas a paixão de Peele pelo projeto ajudou a colocá-lo no cinema. A estreia nos Estados Unidos arrancou muitos elogios da critica, atingindo 89% de aprovação no Rotten Tomatoes. Estreia na sexta (23/8).