Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Filme brasileiro é selecionado para os festivais de Toronto e San Sebastián

10 ago 2023 - 19h49
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/Biônica Filmes - Hanna Vadasz / Pipoca Moderna

O drama brasileiro "Pedágio", dirigido por Carolina Markowicz, foi selecionado para os festivais de Toronto, no Canadá, e San Sebastián, na Espanha. A seleção em Toronto marca a volta da diretora ao evento canadense. No ano passado, Carolina apresentou seu longa de estreia "Carvão" no mesmo festival.

O elenco principal da única produção brasileira no evento destaca Maeve Jinkings e Thomás Aquino (ambos de "Os Outros"), Kauan Alvarenga (que trabalhou no curta "O Órfão", da diretora), Aline Marta Maia ("Carvão") e Isac Graça (da série portuguesa "Três Mulheres").

 
Trama controversa e atual

Maeve Jinkings também estrelou "Carvão" e volta a trabalhar com a cineasta no papel de Suellen, uma funcionária de pedágio nas cercanias de Cubatão, São Paulo, que certo dia percebe que pode usar seu trabalho para fazer uma renda extra. Mas tudo por uma causa nobre: conseguir pagar um caríssimo tratamento para o que considera ser um grande problema do seu filho, "seu jeito diferente". Trata-se da infame cura gay, oferecida por um famoso pastor estrangeiro. O filme retrata a opressão e violência sofrida pela população LGBTQIA+ e apresenta o drama com humor ácido.

A diretora e roteirista Carolina Markowicz comentou sobre a relevância do tema: "O fosso conservador que vivemos nos últimos tempos serviu para deixar bem à vontade cada indivíduo que se achasse no direito de proferir críticas e até agressões à população LGBTQIA+".

Rodado em Cubatão, o filme tem produção da Biônica Filmes, O Som e a Fúria e Globo Filmes.

 
Na corrida pelo Oscar

O Festival de Toronto acontece de 7 a 17 de setembro, enquanto o de San Sebastián é realizado de 22 a 30 de setembro.

Além da seleção nos prestigiados eventos internacionais, "Pedágio" está em busca de uma vaga no Oscar. O filme está inscrito entre os longas brasileiros que tentarão uma vaga na disputa de melhor filme internacional em 2024.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade