'Harry Potter': longa fez Daniel Radcliffe perder papel em filme premiado no Oscar
O ator foi escalado em 2011, mas foi dispensado por questões financeiras. Este ano, o longa levou quatro estatuetas douradas.
Talvez você já saiba que Daniel Radcliffe foi convidado a participar de 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo', mas teve que recusar porque estava em cartaz com uma peça. O filme estrelado por Michelle Yeoh acabou se tornando o mais premiado da história, com 158 vitórias ao todo – entre as quais sete estatuetas do Oscar. Acontece que essa não foi a única produção recentemente aclamada pela Academia da qual Radcliffe quase participou.
O intérprete do bruxinho em 'Harry Potter' foi o primeiro cotado para estrelar 'Nada de Novo no Front', que levou o Oscar de Melhor Filme Internacional e mais três prêmios na mesma noite – Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora e Melhor Design de Produção. O convite foi feito ao ator lá atrás, em 2011, quando chegou ao fim a saga cinematográfica baseada nos livros de J.K. Rowling.
Ao tablóide britânico Daily Mirror, a roteirista do longa, a escocesa Lesley Paterson, contou que Radcliffe foi escolhido para o papel principal, pois, na época, era um nome forte que poderia ajudar a atrair investimento. Afinal, trata-se de um projeto ousado que adapta o romance homônimo do alemão Erich Maria Remarque, publicado em 1929 e ambientado nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial.
"Quando compramos os direitos do livro, há 16 anos, o cenário era tão diferente", analisou a roteirista. "Não havia como fazer um filme em alemão e arrecadar dinheiro para isso."
Na história, o protagonista é um jovem alemão de 17 anos, Paul Bäumer, que se alista com os amigos no exército alemão, em 1917, para lutar contra os Aliados na França. Mas esse fervor patriótico é rapidamente dissipado quando enfrentam a realidade brutal da vida no front.
"Logo no início, decidimos que teríamos que lançar o filme em inglês com sotaque alemão", continuou Paterson. "E pensamos: 'Quais nomes vão levantar financiamento?' E, naquela época, Daniel Radcliffe estava saindo de 'Harry Potter'."
A roteirista explicou que Radcliffe amou o roteiro e que a equipe ficou emocionada em contratá-lo, acreditando que finalmente a ideia sairia do papel. No entanto, o buzz em torno do ator não gerou o retorno necessário, e eles rapidamente entenderam que a marca 'Harry Potter' que o tornou famoso, e não o contrário. Radcliffe foi assim "dispensado" da obra.
Mais de uma década depois, o diretor Edward Berger assinou um acordo com a Netflix e conseguiu seu orçamento (foram US$ 20 milhões ao todo). Também ficou decidido que seria rodado em alemão, com falantes nativos.
Aí entra em cena Felix Kammerer, um austríaco de 27 anos que, apesar de completamente desconhecido, conquistou o papel de Paul Bäumer. Ele foi visto em uma peça, em Viena, por uma dramaturga, esposa do produtor Malte Grunert, e chamado para uma audição.
Em entrevista ao The Hollywood Reporter, o diretor lembrou: "Os testes continuaram por mais três, quatro, cinco meses. Eu vi cerca de 500 jovens atores. E convidávamos Felix de novo e de novo. Ele ficava melhor a cada vez melhor, sempre crescendo no papel. Em um ponto, ficou claro que tinha que ser ele. Foi uma verdadeira descoberta."
'Nada de Novo no Front' está disponível no catálogo da Netflix.