Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Israel é cenário de 'Viva a Vida', road movie brasileiro sobre amor, memória e pertencimento

Filme de Cris D'Amato com Thati Lopes, Rodrigo Simas, Diego Martins, Regina Braga e Jonas Bloch acompanha a história de uma jovem que vai até Israel para entender melhor seu passado

30 jan 2025 - 20h12
Compartilhar
Exibir comentários

Após filmar em cenários internacionais como Europa, México e Estados Unidos, a cineasta Cris D'Amato recebeu um convite que, ela disse, era irrecusável. "Depois de S.O.S. Mulheres ao Mar, os [produtores] Júlio Uchôa e Sabrina Nascimento me chamaram para fazer um filme com Israel como pano de fundo", conta. Isso foi antes do conflito que acontece no país. Viva a Vida, o filme que ela aceitou fazer, estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 30.

A comédia dramática que mistura road movie e história familiar acompanha Jéssica (Thati Lopes), jovem que descobre, em uma loja de antiguidades, um medalhão igual a um deixado por sua mãe e a existência de um primo distante (Rodrigo Simas). Juntos, viajam para Israel em busca de uma parte esquecida de suas histórias familiares, que envolve a fuga de Hava (Regina Braga) e Ben (Jonas Bloch), um casal que abandonou tudo para viver um grande amor longe do Brasil.

"Quando fui a Israel pela primeira vez, fiquei encantada. A cultura, os lugares, tudo é fascinante. Quis trazer isso para o filme, fazendo de Israel um personagem central da história", conta a diretora. Mesmo com outras experiências internacionais, filmar em um país estrangeiro, no entanto, teve seus desafios. "A logística é sempre complicada, desde passagens aéreas até a alimentação da equipe. Mas tivemos ótimos parceiros, incluindo profissionais israelenses, que trouxeram uma troca cultural incrível", relembra.

Drama familiar

Além do cenário deslumbrante, Viva a Vida aposta em uma história que mistura humor e emoção para abordar temas universais, como o reencontro com as origens e a busca por pertencimento. Thati Lopes, que interpreta a protagonista Jéssica, destaca a identificação com a personagem. "Assim como ela, também lutei pelos meus sonhos e enfrentei muitos desafios. Essa busca por se encontrar é algo que ressoou muito em mim, especialmente porque também perdi minha mãe cedo e tive que me reinventar", revela a atriz.

A conexão com o passado, tema central do longa, tocou não só a protagonista, mas também a diretora. Cris D'Amato acredita que essa busca pelas raízes tem uma força universal. "Jéssica começa o filme achando que está sozinha no mundo, mas vai descobrindo que não é bem assim. É uma história sobre esperança, recomeços e sobre como a vida pode surpreender a qualquer momento, não importa a idade", contextualiza a cineasta.

Para a equipe, filmar em Israel trouxe curiosidades que enriqueceram a experiência. "Quando foi aniversário do Júlio Uchôa, nosso produtor, segui a tradição israelense e mandei fazer camisetas personalizadas com o rosto dele. Foi divertido e uma maneira de nos conectarmos ainda mais com a cultura local", conta.

Com roteiro de Natalia Klein e um elenco que inclui Regina Braga, Jonas Bloch, Diego Martins e participação especial de Daniel Filho, o filme é também um reflexo da atual fase do cinema nacional. Para a diretora, as comédias continuam sendo essenciais para levar o público de volta às salas de cinema. "Mas é importante diversificar. Só a comédia cansa", diz. "Estamos em um momento de transformação, buscando histórias que emocionem e atraiam as pessoas", finaliza.

Diego Martins, Thati Lopes, Jonas Bloch e Rodrigo Simas em 'Viva a Vida'
Diego Martins, Thati Lopes, Jonas Bloch e Rodrigo Simas em 'Viva a Vida'
Foto: Raisa Verbickaya/Divulgação / Estadão
Estadão
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade