Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'John Wick 4': o que significam as tatuagens nas costas de Keanu Reeves?

O filme já está nos cinemas e as marcas do personagem podem dar pistas de seus passados.

28 mar 2023 - 15h24
(atualizado em 4/4/2023 às 12h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Lionsgate Films / Adoro Cinema

Desde o primeiro filme da saga 'John Wick', que acaba de chegar a seu quarto capítulo, sabemos que o famoso assassino interpretado por Keanu Reeves ostenta tatuagens com significados particulares. Pensando nisso, tentamos decifrar os desenhos que apareceram em algumas das cenas do longa até agora. Confira!

Tatuagens de Keanu Reeves em 'John Wick: Significados'

Foto: Adoro Cinema

"Fortis Fortuna Adiuvat"

No primeiro filme, lançado em 2014, há uma cena de Keanu Reeves no chuveiro em que é possível ver alguns dos desenhos em suas costas – e o que mais chama atenção está no ombro. Entre uma chama e uma cabeça de lobo, acima de uma cruz católica e duas mãos em oração, pode-se ler a inscrição "Fortis Fortuna Adiuvat". Em latim, significa algo como "A sorte sorri para os corajosos".

Essas tatuagens são resquícios do passado de John Wick, que ainda permanece sem muitas explicações até hoje, mesmo após o quarto filme – que deixa o futuro da franquia ainda nebuloso. Como sabemos, Baba Yaga é um assassino temido associado à Alta Cúpula, mas como ele adquiriu suas habilidades de combate sobre-humanas?

Uma teoria que pode explicar isso, levantada pelo AlloCine, é que John Wick possa ter passado um período nas Forças Armadas dos Estados Unidos, onde teria adquirido suas habilidades de combate. Isso porque a frase "Fortis Fortuna Adiuvat" é o lema do 3º Regimento de Infantaria de Fuzileiros Navais norte-americanos.

John Wick e a máfia russa

A tatuagem de lobo, marcada no ombro direito de John Wick, também pode indicar suas ligações com a máfia russa, que usa a figura deste animal para distinguir seus membros de acordo com sua posição, os erros cometidos ou as realizações bem-sucedidas. Além disso, a organização tem o costume de usar desenhos simétricos, o que explicaria a disposição destas nas costas de John.

Foto: Adoro Cinema

Os desenhos também podem estar ligados à organização Ruska Roma, que acolheu John Wick quando ele era órfão para torná-lo o assassino implacável que conhecemos. Essas tatuagens seriam, portanto, sinais de fidelidade ao clã Ruska Roma. Em 'John Wick 3: Parabellum', vemos o protagonista pedir ajuda ao Diretor de Ruska Roma e há uma dançarina que aparece com o mesmo tipo de tattoo, com inscrições semelhantes – uma história que, inclusive, pode ganhar mais detalhes em 'Ballerina', spin-off de John Wick.

Rebeldia e fé

A tatuagem do lobo também poderia simbolizar uma passagem de John Wick pela prisão russa. Este animal, assim como o leopardo ou o tigre, é tradicionalmente tatuado em detentos particularmente agressivos que têm problemas com autoridade – uma descrição que cai bem para nosso protagonista.

Foto: Adoro Cinema

Por fim, o personagem também tem os símbolos da cruz e duas mãos unidas em sinal de oração no meio das costas. Ainda de acordo com o AlloCine, é possível que esse indício de fé ou espiritualidade tenha a ver com o amor de John Wick pela esposa após a morte dela. O desenho das mãos também poderia ser uma referência à famosa pintura "Estudo das Mãos de um Apóstolo", do artista alemão Albertcht Dürer, artista alemão do século XVI.

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade