Karla Sofía Gascón acusa equipe de Fernanda Torres de difamar "Emilia Pérez" nas redes sociais
Acusação pode levar à punições da Academia por infringir regras de etiqueta do Oscar
Declaração de Karla Sofía Gascón
Karla Sofía Gascón afirmou que membros da equipe de "Ainda Estou Aqui" estariam criticando "Emilia Pérez" nas redes sociais. A declaração foi feita em entrevista à Folha de S. Paulo nesta quarta-feira (29/1).
"Em nenhum momento você me verá falando mal de Fernanda Torres ou do filme de Fernanda Torres", disse Gascón. "Mas, por outro lado, existem pessoas que trabalham no ambiente de Fernanda, que falam mal de mim e de 'Emilia Pérez'", acrescentou.
Acusações de irregularidades
A atriz também mencionou que profissionais ligados às produções que disputam o Oscar estariam desqualificando concorrentes para favorecer suas indicações. "Equipes de redes sociais que trabalham ao redor dessas pessoas estão tentando diminuir o trabalho dos outros", afirmou.
A suposta conduta denunciada por Gascón pode ferir as diretrizes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, que proíbem a disseminação de informações falsas sobre concorrentes ao Oscar.
Reação do público
A acusação gerou repercussão nas redes sociais. Internautas brasileiros já iniciaram uma campanha pedindo a desclassificação de "Emilia Pérez" do Oscar 2025.
Fernanda Torres concorre com Karla Sofía Gascón ao Oscar de Melhor Atriz por "Ainda Estou Aqui", filme que também disputa as categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional com "Emilia Pérez".
Casos semelhantes já renderam banimento
A Academia já puniu um produtor por atitudes semelhantes. Nicolas Chartier, de "Guerra ao Terror" (2009), foi proibido de comparecer à cerimônia do Oscar após enviar e-mails para membros da Academia pedindo votos para seu filme e falando mal de "Avatar", de James Cameron. Embora "Guerra ao Terror" tenha vencido o prêmio de Melhor Filme, Chartier foi impedido de subir ao palco para recebê-lo.
A polêmica envolvendo Karla Sofía Gascón e a equipe de "Ainda Estou Aqui" pode se encaixar nessa mesma regra da Academia, que proíbe campanhas que desmereçam concorrentes direta ou indiretamente. Se a acusação for levada adiante, a atriz pode enfrentar sanções, incluindo até desclassificação.
Até que a Karla prove o que ela disse, existe uma violação da regra 4 de campanhas do Oscar. Isso é grave pois existe um vínculo feito pela atriz dos ataques com Fernanda e Ainda Estou Aqui. pic.twitter.com/j8dZwA8wcj
— Waldemar Dalenogare (@DalenogareW) January 29, 2025
Karla Sofia Gascón has violated the Academy's Oscar rules by accusing nominee Fernanda Torres' team of spreading hate against her and the cast of Emilia Perez during a Brazilian interview.
"Any public communication by anyone associated with an eligible film attempting to cast… pic.twitter.com/J0f9GU0EZu
— 21 (@21metgala) January 29, 2025
Attention @TheAcademy Karla Sofia Gascon (Emilia Pérez) BROKE an Oscar rule, when she tried to tarnish the image of her competitor, Fernanda Torres, in an interview. https://t.co/GHkr8MLBay pic.twitter.com/s2KRRRalUM
— Ash (@nicalright) January 29, 2025
Carla Sofía Gascón sugere que tem gente da equipe "ao redor de Fernanda Torres" trabalhando para denegrir "Emilia Pérez". É uma acusação bem séria, que viola regulamentos do Oscar.
Tem um caso de banimento de um produtor por algo semelhante +pic.twitter.com/DaaKHpLmod
— Salem (@rodrigosalem) January 29, 2025