Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lula parabeniza equipe de 'Ainda Estou Aqui' por indicações ao Oscar: 'Já pode pedir música'

Longa brasileiro faz história com três indicações, incluindo Melhor Filme

23 jan 2025 - 12h58
Compartilhar
Exibir comentários

O Oscar revelou, nesta quinta-feira, 23, os indicados à 97ª edição da premiação, marcando um momento histórico para o cinema brasileiro. O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, foi indicado a três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, para Fernanda Torres. Essa é a primeira vez que o Brasil conquista uma vaga na principal categoria da premiação com um filme totalmente falado em português.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou suas redes sociais para parabenizar a equipe do longa e destacou o orgulho pelo feito.

"A turma de Ainda Estou Aqui já pode pedir música. Três indicações ao Oscar: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Atriz e, olha, MELHOR FILME. Quanto orgulho! Beijo para Fernanda Torres e Walter Salles", escreveu o presidente no X.

Além de se tornar um marco na história do cinema nacional, Ainda Estou Aqui consolidou-se como um fenômeno de público e crítica. Inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o longa retrata a história de Eunice, vivida por Fernanda Torres, que precisou reconstruir sua vida após o assassinato do marido, o ex-deputado federal Rubens Paiva, durante a ditadura militar.

O filme estreou no Festival de Veneza em setembro, chegou aos cinemas brasileiros em novembro e já vendeu mais de 3 milhões de ingressos.

O impacto do longa também emocionou a primeira-dama Janja da Silva, que elogiou a produção nas redes sociais: "Orgulho define!!! Parabéns à minha querida amiga @oficialfernandatorres pela indicação ao prêmio de Melhor Atriz, e a toda produção e elenco de Ainda Estou Aqui, que foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Filme no Oscar 2025".

Com essa conquista, o Brasil alcança sua quinta indicação na categoria de Melhor Filme Internacional e celebra Fernanda Torres como a segunda atriz brasileira indicada ao Oscar, repetindo o feito de sua mãe, Fernanda Montenegro, que concorreu ao prêmio em 1999 por Central do Brasil, também dirigido por Walter Salles.

No início de janeiro, Ainda Estou Aqui foi reconhecido no Globo de Ouro, com Fernanda Torres levando o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama. Na ocasião, o presidente Lula conversou por telefone com a atriz para parabenizá-la pela vitória e destacou a importância de sua atuação. O diálogo foi divulgado nas redes sociais.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade